Decisão Atacarejo vai abrir mais duas unidades

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
05/05/2017 às 19:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:25

Quando decidiu deixar o emprego formal para empreender, Euler Martins Costa, de 71 anos, tinha certeza que contaria com o apoio familiar. Há quase 30 anos ele apostou em uma bonbonnière na Ceasa, de 100 metros quadrados. Ao lado da esposa e do filho, logo alçou voos mais altos. A loja de doces começou a vender outros produtos e em 1994 se transformou na Decisão Atacarejo, uma rede de supermercados que vende no atacado e varejo. 

“Chegou o momento em que os clientes habituais queriam mais mercadorias. Percebi que tinha que expandir os negócios”, diz Euler Costa, fundador da Decisão Atacarejo. 

Hoje, a marca conta com quatro estabelecimentos em Belo Horizonte e região metropolitana e vai abrir mais duas unidades neste ano. Foram investidos R$ 6 milhões nas novas lojas da rede – no Brazilian Shopping, em Santa Luzia, e a segunda, em Lagoa Santa, no segundo semestre.

A rede é comandada por Euler e seus quatro filhos, que desde cedo aprenderam a tocar os negócios. “Se as pessoas agirem com honestidade, com critérios, tudo funciona. É o segredo para qualquer empreendimento dar certo”, diz o fundador. 

Responsável pela área de Marketing, Recursos Humanos e Qualidade, Valéria Bax, filha de Euler, destaca que no primeiro trimestre deste ano foram mais de 90 contratos de fornecimento assinados, com um volume de negócios de mais de R$ 200 milhões. 

“Além das unidades que serão inauguradas neste ano, temos previsão de abertura de pelo menos outras duas lojas em cidades de um raio de até 100 quilômetros da capital mineira”, adianta. 

Valéria Bax descreve que além de disponibilizar serviços de atacado e varejo, o diferencial da empresa é a possibilidade de o cliente comprar os produtos dos supermercados pela internet, com entrega em casa. 

“Somos a primeira rede de atacarejo online. A pessoa compra pela internet e entregamos em todas as regiões de Belo Horizonte. Além disso, contamos com um sistema de televendas. E pretendemos ampliar o serviço de entrega para a Grande BH nos próximos anos”, projeta Valéria.

“Deixei a loja da Ceasa porque a concorrência é desleal e não compactuo desses ideais”Euler Costa, fundador da Decisão Atacarejo

Com cursos até R$ 70, escola de culinária é o xodó da família 

Presente em três lojas, a Escola de Culinária é um dos xodós da Decisão Atacarejo. Os cursos, que custam em média entre R$ 20 e R$ 70, são voltados para quem busca uma renda extra ou tornar a gastronomia uma profissão. 

“É uma parte social da empresa. Os aulas são de curta duração, mas fazem uma grande diferença na vida de pequenos empresários. São cursos de bolos, tortas, linguiça artesanal, manipulação de chocolates e outras áreas”, afirma Valéria Bax, diretora de Marketing.

Os cursos são ministrados nas unidades da Decisão Atacarejo no Centro de Belo Horizonte e Venda Nova e na loja de Sete Lagoas. 
A rede disponibiliza ainda vídeo-aulas com receitas feitas por alunos ou colaboradores. “Tudo fica disponível online e acaba sendo mais um canal para o cliente conhecer a marca”, diz.

Outro ponto forte da rede são os produtos e preços diferenciados nas linhas de confeitaria. Chocolates, balas e doces têm um carinho especial por parte dos donos. “Por temos começado como bonbonnière, trouxemos essa herança. É uma sessão que sempre apresenta produtos diferenciados da concorrência”, conta. 

A Decisão tem hoje mais de 5.000 itens disponíveis e 420 fornecedores. Cerca de 200 mil clientes passam nas lojas mensalmente.

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