Dia dos Pais deve ser o melhor em vendas desde 2006

24/07/2012 às 09:49.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:47

A expectativa do comércio de bens e serviços para o Dia dos Pais é a mais positiva dos últimos seis anos, segundo Pesquisa de Opinião, realizada pelo Departamento de Economia da Fecomércio Minas. Para 72% dos empresários, as vendas serão melhores do que em 2011(59%), superando também os 68% registrados em 2006. A estimativa de crescimento ficará entre 10% e 20%, segundo 56,4% dos entrevistados.


“Isso demonstra que a situação econômica deste ano está favorável às compras, com um consumidor otimista, apesar de endividado. Esse quadro deve afetar o comportamento, com clientes mais seletivos e exigentes em suas compras”, destaca o economista da Fecomércio Minas Gabriel de Andrade Ivo.


Os artigos de vestuário vão liderar a lista de preferência dos consumidores, na opinião de 40% dos empresários, seguidos por calçados (22%), eletrônicos (16%) e acessórios com 7,4%. Para a maioria dos entrevistados (57,7%), o tíquete médio por consumidor deve ser de no máximo R$ 100, sendo que 23% responderam que devem gastar entre R$ 50 e R$ 70 com o presente dos pais.


“Os empresários trabalham com a expectativa de que o consumidor faça uma opção por produtos de menor valor, o que o levará ao uso de estratégias de promoção e diversificação do mix de produtos para atender a esse público”, reforça o economista. Mais uma vez, o cartão de crédito, no modo parcelado, foi o meio de pagamento mais citado, com 81,6% das respostas.
 

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