Aeroportos terão 77% mais servidores durante a Copa das Confederações

Dimmi Amora - Folhapress
18/04/2013 às 17:15.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:56

BRASÍLIA - As principais agências governamentais e os operadores portuários definiram um plano de ação para a Copa das Confederações em reunião nesta quinta-feira (18) em Brasília. De acordo com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, haverá um reforço de 1.700 servidores nos oito aeroportos envolvidos com o evento, o que representa um aumento de 77%.

"Nosso objetivo é dar segurança e garantir o funcionamento do conjunto de aeroportos envolvidos e no apoio com qualidade", afirmou o ministro. "Será um treino para a Copa do Mundo, um evento muito maior".
 
A Copa das Confederações ocorrerá nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Fortaleza. Além das seis cidades, o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, também fará parte do planejamento por ser a unidade que mais recebe voos internacionais no país.
 
Haverá simulações a partir da próxima semana em cada um dos aeroportos para tentar reproduzir situações que ocorrerão durante o evento e identificar problemas. Além do reforço no número de pessoas, também foram definidas medidas para organizar a chegada e estacionamento de aeronaves durante o evento.

De acordo com o secretário executivo da pasta, Guilherme Ramalho, foram identificadas 1.100 posições de estacionamento para aeronaves nos aeroportos envolvidos e próximos, o que é um aumento de 140% em relação às posições de uso normalmente usadas na operação. Segundo ele, essas posições de estacionamento serão distribuídas de acordo com a necessidade de cada aeronave e de cada dia.
 
O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys, afirmou que há um acompanhamento semanal das vendas de passagens durante o evento para verificar a necessidade de aumento do número de voos para uma determinada cidade. Segundo ele, ainda não foi detectado um número acima do normal de vendas para o período do evento.
 
O  Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), ligado à Aeronáutica, informou que durante o evento haverá restrições ao uso do espaço aéreo nas cidades. Haverá divulgação dessas restrições.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por