Aposta na Copa do Mundo

Bares de BH se preparam para receber torcedores e ampliar faturamento em 40%

Janaína Fonseca*
jmaria@hojeemdia.com.br
04/11/2022 às 07:00.
Atualizado em 04/11/2022 às 18:04
No Andrade Colaborativo, na Savassi, reforço no número de TVs, criação de drinks e pratos especiais com o tema da Copa (Maurício Vieira)

No Andrade Colaborativo, na Savassi, reforço no número de TVs, criação de drinks e pratos especiais com o tema da Copa (Maurício Vieira)

Os bares e restaurantes de Belo Horizonte já estão em contagem regressiva para engrossar o faturamento com os jogos da Copa do Mundo do Catar. Em exatamente 20 dias a Seleção Brasileira estreia no Mundial contra a Sérvia, em partida que será disputada às 16h (de Brasília). A quinta-feira (24) promete ser animada e a expectativa é a de bares lotados. E para deixar a festa impecável, os estabelecimentos estão investindo pesado.

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG), a previsão é a de que o faturamento cresça cerca de 40% e se confirme como o melhor dos últimos dois anos, deixando para trás todas as perdas geradas pela pandemia de Covid-19.

Mais aparelhos de TV, decoração verde e amarela, cardápio especial e drinks temáticos estão na lista dos investimentos feitos pelos empresários para mimar a clientela. Os proprietários do Andrade Colaborativo, por exemplo, que reúne oito estabelecimentos na Savassi, irão apostar em sete televisões distribuídas nos quatro ambientes, além de um telão para transmissão dos jogos.

O grupo ainda investiu em um sistema de tratamento acústico e equipamentos de sonorização e vai oferecer pratos e drinks temáticos dos países que disputam a Copa. Sem esquecer de ações promocionais que incluem distribuição de camisas e artigos para a Copa.

“Estamos reforçando ainda nossa equipe de atendimento e cozinha para que nosso público tenha uma experiência não só de transmissão, com som e imagem de alta qualidade, mas com atendimento e tempo de preparo dos pratos impecáveis”, afirma o gerente do espaço, Rudolf Tschoepe. 

Pesquisa realizada pela Abrasel em setembro confirma que 45% dos entrevistados pretendem contratar até dezembro, prevendo também aumento de movimento para as festas de fim de ano. As funções mais procuradas por quem pretende admitir colaboradores são auxiliar de cozinha (60%), garçom (52%) e atendente ou cumim (48%).

Promoções
Além de equipar o restaurante com o dobro de aparelhos de TV, Fabrício Silveira, proprietário do Boi Vitório, no Mangabeiras, Centro-Sul de BH, aposta nas promoções para laçar a clientela. Nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo, o estabelecimento vai dar 50% de desconto para quem consumir chopes Brahma 300ml. 

“Estamos, principalmente, confiantes nos jogos das 16h. Como esse horário antecede o tradicional happy-hour, as pessoas vão sair mais cedo do trabalho, ir para os bares e estender a festa para depois das partidas. Com isso, esperamos um aumento de até 30% nas vendas durante os quase 30 dias de Copa", afirma Fabrício, que espera que os jogadores façam sua parte no campo para que a festa seja ainda mais animada.

Novidade

E se tem bares investindo em mais estrutura, outros abrem as portas com o forte apelo da Copa do Mundo. O Bar Monumental está na fase final de preparação para se tornar um espaço dos apaixonados pelo futebol. A abertura será antes do torneio internacional, garante um dos sócios, o jornalista esportivo Alexandre Simões.

O espaço, no bairro Cidade Nova, região Nordeste de BH, tem estilo de museu cultural, que irá contar a história do esporte mais amado no mundo. "A decoração é toda com coleções - de selos, cachecol, cards de futebol, jogos de botão - e muitas outras peças que simbolizam as décadas de 1970 e 1980", conta Simões, um colecionador de objetos, histórias e números do esporte.

Para que os clientes possam torcer para o Brasil - ou outra seleção da preferência -, o Monumental terá cinco TVs de 75 polegadas no salão principal e uma TV de 55 polegadas na varanda.

O cardápio foi elaborado pelo chef Felipe Rameh. Os pratos terão nomes relacionados ao futebol, como "Tabelinha" (linguiça com pão de queijo e molho especial) e "Maradona" (bife de chorizo com batata rústica). As pizzas especiais terão nome de jogadores da seleção italina de 1982, como Paulo Rossi e Dino Zoff.

Para deixar o bar do jeito que sempre sonhou, Simões conta - mas sem revelar valores - que o investimento foi alto. O Monumental tem capacidade para 80 a 90 pessoas e já abre com exposição do fotógrago Pedro Vilela, intitulada " A Copa de 2014 no Mineirão". Não vão faltar atrativos para os futebolistas de plantão.

*Com Jader Xavier

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por