Leon e Lou Lou chegam ao Zoológico de BH no sábado

(*) Hoje em Dia
08/10/2013 às 10:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:09

Chega no próximo dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças, o casal de gorilas Leon e Lou Lou, de 14 e 9 anos respectivamente, ao zoológico de Belo Horizonte. Os animais terão como objetivo formar família, dando continuidade ao projeto da Fundação Zoo-Botânica de reproduzir a espécie Gorilla gorilla, a mesma de Idi Amin, morto em 7 de março de 2012.

Como o http://www.hojeemdia.com.br/minas/lou-lou-e-leon-vir-o-para-garantir-a-reproduc-o-da-especie-de-idi-amin-1.165294, os animais vieram de duas instituições diferentes. A fêmea Lou Lou veio do Reino Unido (do Zoológico de Howletts – Fundação Aspinall), enquanto o macho Leon (nascido em Israel) veio de Tenerife, na Espanha (do Zoo Loro Parque). O empréstimo dos animais somente foi possível após a recomendação da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (European Association of Zoos and Aquaria, EAZA, em inglês) e a obtenção de licenças junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Ministério da Agricultura.

Para o presidente da Fundação Zoo-Botânica Jorge Espeschit, a manutenção de gorilas em zoológicos, assim como de outras espécies ameaçadas de extinção, é fundamental para os projetos de reprodução e reintrodução desses animais na natureza. “Através dos programas educativos desenvolvidos com seus visitantes, os zoos promovem a formação de cidadãos sensíveis e comprometidos com a manutenção e valorização da biodiversidade”, ressalta.

Animais serão isolados

O casal Leon e Lou Lou, assim que chegarem ao zoológico serão levados diretamente para quarentena, em uma área isolada e protegida onde cumprirão um período de isolamento, sob a supervisão do Ministério da Agricultura, longe do público visitante e da fêmea Imbi. Durante 30 dias, médicos-veterinários, biólogos e tratadores cuidarão dos animais.

Segundo a Fundação, em um primeiro momento os gorilas permanecerão isolados um do outro, pois ainda não tiveram contato anteriormente. O comportamento do casal será monitorado e, quando forem observados sinais de interesse na aproximação, típicos da espécie, os animais serão aproximados.

Saiba mais

Leon

Nascimento: 31/10/1998

De onde veio: Zoo de Loro Parque em Tenerife/Espanha

Vivia em um grupo de machos e jovens adultos

Peso: aproximadamente 200 kg.

 

Lou Lou

Nascimento: 06/08/2004 e vivia no Zoo de Howletts (Reino Unido)

Vivia em um grupo misto formado por fêmeas mais velhas e machos bem jovens.

Peso: aproximadamente 80 kg.

A chegada

Leon e Lou Lou deixam a Espanha e o Reino Unido, respectivamente, no dia 11 de outubro chegando ao Brasil, no Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro (em voos diferentes) no mesmo dia. Os dois animais então devem seguir para Belo Horizonte, por via terrestre, e chegar ao Zoo da capital no dia 12 pela manhã. A viagem do Rio para BH terá o acompanhamento de técnicos dos zoológicos de origem e também da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte. A FZB-BH fará a divulgação de imagens do transporte e da chegada dos animais para a imprensa.

 

(*) Com informações Fundação Zoo-Botânica

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por