Para fisgar o cliente

Lojistas apostam em promoções neste Dia do Cliente para esquentar as vendas

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
Publicado em 15/09/2022 às 07:00.
Para celebrar o Dia do Cliente, nesta quinta-feira, lojas de BH estão com vitrines enfeitadas e promoções atraentes para aquecer as vendas (Fernando Michel)

Para celebrar o Dia do Cliente, nesta quinta-feira, lojas de BH estão com vitrines enfeitadas e promoções atraentes para aquecer as vendas (Fernando Michel)

Vitrines enfeitadas, coloridas e com ofertas chamativas para atrair os compradores que andam meio sumidos são as estratégias de lojistas e shoppings de Belo Horizonte para celebrar o Dia do Cliente, nesta quinta-feira (15). A data está sendo considerada pelos comerciantes como uma oportunidade de recuperar o movimento que vem passando por oscilações neste ano – meses de perdas e meses de ganhos. Pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (14) mostra que as vendas caíram 1,8% em julho em comparação com o mês anterior em Minas.

No ano, as vendas cresceram apenas 1% e, em 12 meses, registraram queda de 1%. “O comércio caiu bastante nestes últimos tempos. Então, a gente não pode desperdiçar a oportunidade de atrair clientes. Se tivesse o ‘Dia do Pão’, a gente tinha que fazer uma atração especial para a data”, brinca Lucilene Padilha, gerente da loja Lumini, que vende joias e semijoias no Shopping Cidade, no Centro de BH.

Ela conta que é a primeira vez que a loja irá fazer promoções para o dia e que planejou ações especiais para atrair os consumidores, que incluem a distribuição de brindes. Para quem gosta de sair às compras, a data é uma oportunidade de encontrar promoções especiais e adquirir aquele produto que estava ali, na fila de espera dos desejos de consumo.

A pesquisa do IBGE mostrando que o comércio no Brasil ainda não se recuperou totalmente dos impactos negativos da pandemia. Segundo os dados, em julho de 2022 o volume de vendas no comércio varejista nacional caiu 0,8% frente a junho, na série com ajuste sazonal. O acumulado no ano está em 0,4% e há uma queda de 1,8% nos últimos 12 meses.

Intenção de consumo
Em Belo Horizonte, no entanto, existe uma pequena melhora na disposição de compra dos consumidores. Levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) em agosto mostrou que a intenção de consumo das famílias na capital cresceu 6,6%, na comparação com o mesmo período do ano passado, puxado, segundo a instituição, por uma melhora na renda.
 
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL BH), Marcelo de Souza e Silva, destaca que desde 2020 o desempenho da economia está volátil e isso se aplica a todos os setores. “Apesar deste recuo, as recentes datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais, foram bastante positivas e trouxeram fôlego aos varejistas”, diz otimista.

“Essas ações entre datas, como Semana Brasil e Dia do Cliente, são excelentes para ajudar o lojista a movimentar o caixa e a girar o estoque. Para o consumidor, é uma oportunidade de adquirir produtos mais em conta” - Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL-BH

Essa expectativa positiva incentiva ações em alguns shoppings de Belo Horizonte, que prepararam promoções especiais para o Dia dos Clientes para aquecer as vendas e valorizar os consumidores, foco principal dos negócios.

“É uma oportunidade para falar com o foco do nosso trabalho, que são os clientes. Colocar os clientes na condição de protagonistas”, diz Marcela Castro, gerente de Marketing do Shopping Cidade.

Esquenta
Proposta parecida com a do Shopping Estação, na região de Venda Nova. “Podemos dizer que é um esquenta para outras datas importantes como a Black Friday e o Natal”, lembra Letícia Amaral, Gerente de Marketing do mall. Lá, a estratégia foi estender o Dia do Cliente para Semana do Cliente, com promoções especiais com descontos que podem chegar a 60% em várias lojas do shopping.

O Dia do Cliente é comemorado no Brasil desde 2003. Apesar de a data ainda ter resultados distantes de promoções como as vendas da “Black Friday”, por exemplo, os números de 2021 mostram que os comerciantes não devem deixá-la passar em branco.

Segundo o relatório da All In/Social Miner, consultoria especializada em análise de dados na internet, no ano passado, apenas no e-commerce, o faturamento de vendas na data foi 46% maior do que em 2020, ultrapassando R$ 550 milhões.

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