Otimismo

Lojistas de BH esperam gasto maior de consumidores para o Dia das Crianças

Da Redação
20/09/2022 às 18:57.
Atualizado em 20/09/2022 às 18:58
 (Fernando Frazão/Agência Brasil )

(Fernando Frazão/Agência Brasil )

Faltando menos de um mês para o Dia das Crianças, comerciantes da capital mineira já começam a se movimentar em torno da data e a expectativa é a de as vendas sejam melhores que em 2021.

De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada com comerciantes da cidade entre os dias 22 de agosto e 9 de setembro, 45,2% dos entrevistados esperam que a movimentação do período seja superior ao ano passado. 

O otimismo dos comerciantes reflete na expectativa de tíquete médio: R$ 122,05 por presente. Um valor 25% maior que em 2021. Caso a perspectiva de quantia gasta se confirme, a economia da capital poderá receber uma injeção de R$ 2,32 bilhões ao longo do mês de outubro, representando um crescimento de 1,15% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

“Viemos de um primeiro semestre com datas comemorativas muito positivas. Agora temos pela frente o Dia das Crianças, que é uma grande força do varejo. O aumento da geração de empregos, o recuo da inflação, o abrandamento da pandemia e o fim do uso obrigatório de máscaras têm nos proporcionado melhores perspectivas e são alguns dos motivos do otimismo dos varejistas”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Ainda de acordo com o dirigente, a liquidação de produtos (23,5%) e a flexibilidade nas formas de pagamento (5,9%) também impactam positivamente a perspectiva de vendas.

Brinquedos e roupas: as estrelas da data
Assim como nos anos anteriores, os itens de maior saída para o Dia das Crianças, na visão dos lojistas, deverão ser brinquedos (36,2%) e vestuário (24,6%). 

Em seguida aparecem itens de papelaria (17,3%), acessórios (12,3%), livros (7,3%), calçados (6,6%), produtos alimentícios - chocolates, guloseimas (6,3%) e jogos - físicos e virtuais (6%). 

O tíquete médio desses itens aparece da seguinte forma:

Brinquedos: R$ 73,62
Vestuário/Roupas: R$ 96,28
Itens de papelaria: R$ 57,69
Acessórios: R$ 89,19

Pagamento à vista
A maior parte dos entrevistados (72,4%) espera que os consumidores paguem as compras à vista, o que representa um aumento de quase 6% em relação a 2021 (66,4%). Dos consumidores que irão parcelar as compras, espera-se que a maioria divida em três (38,6%) ou seis parcelas (27,7%).

De forma estratificada, os lojistas estimam que as principais formas de pagamento serão: 

À vista no cartão de crédito - 46,5%
Parcelado no cartão (crédito ou loja) - 27,6%
PIX - 14%
Cartão de débito - 11,6%
Dinheiro - 0,3%

Foco nas redes sociais
Para impulsionar as vendas em torno da data, 80,7% dos lojistas afirmam que vão divulgar seus produtos nas redes sociais, em especial WhatsApp, Facebook, Instagram e Tik Tok. 

Dentre as demais estratégias de vendas estão atendimento qualificado (47,8%), decoração da loja (41,9%), flexibilidade de pagamento (13,3%), liquidação (8,6%), mix de presentes (3%). 

Já as ferramentas utilizadas para divulgação devem ser propaganda boca a boca (10%), site da empresa (9,6%), mídia off-line (3,7%), TV (3%). 

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