Tem que pesquisar

Preços dos produtos da ceia de Natal têm variação de até 122%

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
19/12/2022 às 16:05.
Atualizado em 19/12/2022 às 16:07
 (Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

A semana que antecede o Natal é de correria para quem precisa organizar a festa. É hora de comprar os produtos para a ceia ou para o almoço do dia 25, o que vai exigir do consumidor muita pesquisa para não comprometer o limite de gastos.

Pesquisa do site Mercado Mineiro em parceria com o aplicativo Com Oferta, que monitoram a variação dos preços em Belo Horizonte e região metropolitana, mostra que, além de alguns produtos típicos dessa época terem sofrido um forte aumento de preços, há uma variação muito grande entre os estabelecimentos.

Destaque para o bacalhau, que subiu 17%, e para a castanha do Pará, com alta de 22% desde o final de novembro.

Quem quiser o peixe salgado no cardápio, por exemplo, é bom gastar sola de sapato para tentar economizar. A pesquisa mostra que é possível encontrar preços entre R$ 116,90 e R$ 260, uma variação de 122%.

O pernil e o lombo também têm variações grandes, de até 89% entre uma loja e outra. Porém, Feliciano Abreu lembra que muitos produtos natalinos são vendidos “in natura” e podem ter qualidades muito diferentes. “O consumidor tem que avaliar a qualidade sempre, sobretudo quando se trata de produtos in natura”, alerta.

Redução

Mas se o consumidor está em busca de refresco nos gastos, há alguns produtos típicos da festividade que registraram queda no preço nas duas últimas semanas, segundo a pesquisa do Mercado Mineiro.  

As amêndoas, por exemplo, caíram 11%. Os perus congelados também tiveram queda, em alguns fabricantes a redução chegou a 12,51%. As frutas, de forma geral, tiveram redução de 25%, destaque para a nectarina que reduziu 16% desde o dia 30 de novembro, data de referência para a pesquisa.

Também nos panetones, símbolo dos produtos natalinos, houve queda, que chegou aos 9% dependendo do fabricante.

A pesquisa completa está no site e no aplicativo Com Oferta. 

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por