(Studio F Imagem / ABF FRANCHISING / Divulgação)
Foi aberta nesta quarta-feira (22), em São Paulo (SP), a 29ª edição da ABF Franchising Expo, considerada a maior feira de franquias e negócios do mundo. O evento representa o setor que tem recuperado grande parte dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, ao registrar crescimento de quase 14% em 12 meses. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF), esse setor faturou R$ 3,3 bilhões em Minas Gerais, o que representa um crescimento de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em número de unidades, o mercado mineiro expandiu 12,3%, com 16.224 operações. Na feira, estão 14 marcas mineiras dos segmentos de alimentação, educação, moda, saúde, beleza, turismo e entretenimento.
De acordo com a diretora regional da ABF em Minas, Danyielle Van Straten o setor de franquias vem sendo beneficiado pelas ofertas de pontos de locação que surgiram a partir do fechamento das lojas de ruas, impactadas pela pandemia, além de um grande movimento de interiorização. “Durante a pandemia, muita gente se mudou para o interior em busca de melhor qualidade de vida e, agora, estão querendo levar para cidades menores, as empresas de que eram fãs na capital. O interior de Minas é muito atrativo para o setor, pois existem marcas locais, mas não o poder de uma franquia”, avalia a diretora.
Ainda segundo Danyielle, o desemprego e a vontade de empreender têm ajudado o setor de franchising. “As pessoas estão buscando uma flexibilidade maior, tanto de tempo quanto em relação ao local de trabalho. E a franquia é uma ótima opção, pois temos formatos em que você pode atuar de casa ou de qualquer lugar do mundo. Temos desde microfranquias, franquias volantes e até que demandam investimentos maiores”, afirma.
Para o presidente da ABF, André Friedheim, o ambiente da feira ABF Franchising Expo continua sendo indicado para quem vai abrir o primeiro negócio, principalmente em um momento de retomada econômica. “Quem investe em uma franquia já parte com vantagens em relação a quem abre um negócio isolado. Isso porque, além da menor taxa de mortalidade, adquire um modelo de negócio, produto ou serviço já desenhado e testado. Por fim, opera com uma marca conhecida”, ressalta Friedheim.
O evento em São Paulo reúne cerca de 450 marcas expositoras e espera receber quase 60 mil visitantes até o próximo sábado (25), no Expo Center. Atualmente, o franchising brasileiro fatura cerca de R$ 185 bilhões e dispõe de mais 171 mil unidades no país, gerando quase 1,5 milhão de empregos diretos.
Empreender com seguros
O crescimento do setor de seguros é um dos que gera novas oportunidades para quem sonha empreender. Em 2021, a receita do segmento chegou a R$ 51,2 bilhões, um crescimento de 12,7% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A área de seguros registrou prêmios de R$ 29,3 bilhões em março de 2022, apresentando um aumento de 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior, revela a Susep. No acumulado de janeiro a março de 2022 também foi observado um crescimento acima de dois dígitos (15%), ficando em R$ 82 bilhões.
O segmento de seguros individuais faturou R$ 318,2 milhões em Minas no primeiro trimestre de 2022, o que representa uma alta de 14,6% em relação ao mesmo período de 2021. De acordo com o vice-presidente de franquias da Prudential no Brasil, Humberto Madeira, o mercado de seguros foi ainda mais favorecido pela pandemia. O medo gerado pelas incertezas nas áreas de saúde e economia fizeram disparar as vendas de seguros de vida. “Apesar desse crescimento, temos um potencial ainda muito grande para expandir, pois apenas 15% da população brasileira tem seguro de vida”, afirma Madeira.
A Prudential é líder de mercado na região, com 42% de market share. Hoje, Minas é o segundo estado do país mais representativo para a seguradora no segmento individual com cerca de 14% de participação.
A seguradora atua com um modelo de franquias e, somente em 2021, abriu 200 novas operações. Hoje são cerca de 1,6 mil corretores franqueados atuando pelo país. A meta é chegar a três mil em cinco anos. A franqueadora oferece quatro pontos de apoio que a rede de franqueados pode utilizar como suporte em Minas. São mais de 30 em todo o país, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. “A previsão é que a empresa lance outros serviços e novidades em agosto e setembro deste ano e para isso, estamos de olho no mercado mineiro”, reforça Humberto Madeira.
Leia Mais
Receita Federal libera nesta quinta consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda
Minas anuncia criação de agência de atração de investimentos para a Grande BH