Bloqueio no MEC

Universidade Federal de Uberlândia diz que está com orçamento zerado após corte de verbas federais

Arthur Lage
arthur.lage@hojeemdia.com.br
05/12/2022 às 18:37.
Atualizado em 05/12/2022 às 18:49

Após o Governo Federal bloquear mais de R$ 1 bilhão em verbas do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informou que teve o orçamento zerado.

Segundo a instituição, todas as formas de auxílio estudantil, contratos de alimentação, segurança, limpeza e transporte estão com pagamentos bloqueados. Até mesmo as despesas que já estavam empenhadas aguardando apenas pagamento foram negativadas.

"A UFU, a exemplo de todas as outras instituições federais de ensino do país, vem a público repudiar veementemente este movimento, que, se não for revertido rapidamente, inviabilizará o funcionamento da instituição neste final de ano", disse a universidade em nota.

Bloqueio
Não é a primeira vez que o Governo Federal corta verbas da educação. Em 28 de novembro, R$ 1,4 bilhão havia sido bloqueado, mas a decisão foi revogada após protestos das instituições federais de ensino.

Poucas horas após a liberação, a verba foi novamente retida. De acordo com o MEC, o novo decreto zerou o limite de pagamentos das despesas discricionárias (não obrigatórias) previstas para o mês de dezembro.

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por