Artistas revelam quais são suas obras favoritas no Inhotim

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
30/08/2016 às 14:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:37
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

O Inhotim é muito grande e tem cerca de 700 obras em exposição, no momento. Mas algumas são mais encantadoras, invevitavelmente. Perguntamos a alguns artistas quais eram os destaques do parque de Brumadinho. Veja quais foram as escolhidas. 

“Cosmococas", de Hélio Oiticica

“Gosto muito das 'Cosmococas'. Já nadei (na piscina), já fiquei deitado na rede. Acho uma obra acessível e muito legal. Também gosto das instalações sonoras de Janet Cardiff”.
Daniel Iglesias, fotógrafoInhotim/Divulgação / N/A

"Folly": encantadora obra da belo-horizontina Valeska Soares

“Folly”, de Valeska Soares

“Não há lugar mais encantador e mágico que os espelhos, a música e as danças do 'Folly', a belíssima obra da artista Valeska Soares. Lá eu me sinto um louco apaixonado, lembrando de um amor tão desejado e prometido, que infelizmente se desencontrou. Que dolorosamente se perdeu nos descompassos de reflexos e vertigens. Que deixou de existir fora dos limites infinitos daqueles jogos de espelhos e imagens. Mas, sempre que eu retorno a esse admirável mundo, ainda sou capaz de reviver e recriar aquele amor”.
Jacques Fux, escritorInhotim/Divulgação / N/A

“Continente/Nuvem”, de Rivane Neuenschwander, convida à contemplação

“Continente/Nuvem”, de Rivane Neuenschwander

“Gosto muito da obra da minha prima Rivane Neuenschwander, 'Continente/Nuvem'. Existe um componente muito profundo e acolhedor que me é muito familiar, trazendo um conforto interno e paz de espírito. Ao deitar no chão da casinha, fico ali olhando para o teto que se move, me transporto... sinto o constante movimento das coisas... tudo está em movimento o tempo todo, e, mesmo que sutil, esse movimento está ali. É uma força invisível que nos torna seres em constante transformação.”
Raquel Coutinho, cantoraInhotim/Divulgação / N/A

Tunga é um dos artistas mais presentes no parque

Galeria Psicoativa Tunga

“Conto que o pavilhão do Tunga conseguiu me tirar do tempo, esquecer o que mais tinha no entorno e foi dificil de sair em uma das visitas. Já fui ao inhotim com o único objetivo de dar um salto na piscina do Jorge Macchi e me refrescar do verão e tenho um carinho todo especial pelo 'Penetrável Magic Square #5 - A invenção da cor', onde fui convidada a dançar com um dos parangolés de Hélio Oiticica para o vídeo que o Instituto apresenta sobre a obra”. 
Paloma Parentoni, performer e DJInhotim/Divulgação / N/A

"Através", de Cildo Meireles, é um dos exemplos da genialidade do artista

Galeria Cildo Meireles

“Se fosse para escolher um lugar especial, acho que seria a galeria do Cildo Meireles, com os trabalhos 'Desvio para Vermelho', o 'Globe Trothers' e 'Através'. Para mim, o Cildo é o maior artista brasileiro hoje e ter numa mesma galeria três trabalhos dele é um previlégio”.
Agnaldo Pinho, artista plástico e bonequeiroLucas Prates / N/A

Bela união entre natureza e obras de arte (aqui, "Magic Square" de Hélio Oiticica)

O parque em si

“Meu lugar favorito no Inhotim é o próprio Inhotim. É a possibilidade de que, estando ali, caminho para um lugar dentro de mim de prazer e fantasia únicos, de estado de consciência único. É como se aquele lugar fosse, em si, a viagem dentro da viagem; já não sabemos se estamos sonhando acordados, ou se sequer acordamos de um sono bom”.
César Lacerda, músico

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por