MÚSICA

Cantora e compositora mineira Marina Araújo fecha série de lançamentos com EP autoral

Da Redação
Publicado em 03/04/2022 às 17:32.
O EP integra um projeto que contou com a gravação de 14 faixas, sendo 12 músicas autorais (JP Sofranz/Divulgação)

O EP integra um projeto que contou com a gravação de 14 faixas, sendo 12 músicas autorais (JP Sofranz/Divulgação)

"Quero ver de novo / o sorriso no rosto / o abraço infinito / nosso amor tão desmedido. Nas notícias que leio / e em tudo que creio / me apego à esperança / de saber que vai passar”. Em tempos de reclusão, saudades e incertezas, é impossível não se identificar com as estrofes de “Canto de Euforia”, faixa-título do novo trabalho de Marina Araújo. O EP da cantora e compositora mineira traz cinco músicas autorais e fecha o projeto “Natural”, que conta com outras nove canções, lançadas desde 2021. “Canto de Euforia” chega às plataformas digitais com direito a videoclipe da música que intitula o EP.  Até o fim de abril, serão lançados, também, clipes das outras quatro canções do trabalho no YouTube.

O EP integra um projeto que contou com a gravação de 14 faixas, sendo 12 músicas autorais, uma coautoria e uma versão de “Sozinho”, do compositor Peninha, eternizada na voz de Caetano Veloso. “A ideia da gravação surgiu do desejo de fazer um trabalho acústico, gravado de forma orgânica, celebrando minhas canções autorais e o tempo de estrada na música”, conta Marina Araújo, que gravou as faixas em maio de 2021, na cidade mineira de São José da Lapa. “O trabalho começou a ser lançado em setembro de 2021, com o single ‘Natural’, que carrega o nome do projeto. Depois, foram lançados outros quatro singles e um EP. E, agora, fechamos essa série de lançamentos com mais um EP”, completa.

Sobre “Canto de Euforia”, Marina Araújo afirma que as cinco faixas conversam entre si por terem o mesmo pano de fundo: “o amor e o desejo de que tudo vibre numa energia diferente de 2020 e 2021, o desejo de um mundo melhor”. “‘Canto de Euforia’ é, acima de tudo, um canto de alegria. Um canto de tudo que almejamos nestes tempos: a liberdade, a paz e a alegria de volta aos nossos dias”, explica a artista, ressaltando que a música-título foi composta em parceria com a cantora, compositora e criativa Lorena Chaves. “A música ‘O Amor é a Chave’ também foi composta durante o período de isolamento social, em 2020. Nela, ressalto como são necessários os encontros e as relações”, diz.

Canção de Maressa Vasconcelos, “Para Onde for o Sol” ganha versão pop folk, com arranjos de bandolim e backing vocals. A canção ‘Sabe’, por sua vez, é um baião que exalta o tambor mineiro, representado pela participação da percussionista e fazedora de cultura Tita Carvalho e, também, por um enérgico duelo de violões. Por fim, “Na Beira do Mar” – single que teve sua primeira versão gravada ao vivo, no show de comemoração de dez anos de carreira da cantora, em 2019 –, é um reggae que leva o ouvinte a pensar sobre os romances duradouros, que mostram que o amor é para todos. “As letras de todos os meus trabalhos falam de amor. Acredito que é preciso e urgente falarmos de amor”, sublinha a cantora e compositora.

Quanto à sonoridade das canções que integram o projeto “Natural”, segundo trabalho autoral de Marina, a artista ressalta que há um passeio por diferentes ambientes da música brasileira. “Eu não sou apegada a estilo musical, me vejo plural nesse sentido. Se eu pudesse definir esse EP, diria que ele é uma mistura de nova MPB e de brasilidades. Bebo de várias fontes e a nossa música é riquíssima. O EP traz baião e pop; traz folk e reggae. É um trabalho feito para quem gosta de música, sem se prender a gêneros musicais”, ressalta. “Acredito que esse projeto é mais maduro e pungente que meu primeiro disco, e reafirma a minha missão na música, que é levar o amor através das minhas canções”.

Além do EP, serão lançados videoclipes para todas as cinco canções: a começar pela faixa-título, cujo vídeo vai ao ar também nesta sexta-feira. Depois, é a vez de “O Amor é a Chave”, no dia 1/4; “Pra Onde For o Sol”, no dia 15/4; “Sabe”, no dia 22/4; e “Na Beira do Mar”, no dia 29/4. “Todos os vídeos foram gravados ao vivo, no mesmo dia, como se fosse um mini DVD. Os lançamentos serão feitos sempre às sextas-feiras, no meu canal no YouTube”, conta a artista. 

“‘Canto de Euforia’ celebra o fechamento de um ciclo de dois anos de trabalho em cima de várias músicas compostas ao longo da minha carreira musical, através de um esforço coletivo de profissionais e amigos que se doaram muito”, pontua, já planejando os próximos passos. “Para o segundo semestre, está programado um show no mesmo formato da gravação para podermos levar um pouco da atmosfera de criação e execução dessa apresentação ao grande público”.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por