Cidade do Circo será criada em Belo Horizonte

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com,br
27/09/2016 às 17:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:00
 (Mariane Botelho)

(Mariane Botelho)

Foi celebrado, na última segunda-feira (26), termo de cooperação técnica entre a Fundação Municipal de Cultura e a Rede de Apoio ao Circo para a instalação da Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira. O termo prevê a cessão de um terreno de cerca de 12 mil m², além da própria Estação Ferroviária da Gameleira, pelo período de 25 anos, à Rede de Apoio ao Circo. 

A antiga Estação Ferroviária, tombada pelo patrimônio municipal, será restaurada para abrigar a sede do projeto. As obras têm previsão de início para dezembro deste ano.

No local, será instituído um projeto inédito no Brasil, que será o primeiro centro de referência do circo do país, com o desenvolvimento de ações formativas e a produção e exibição de espetáculos circenses. Neste sentido, o projeto prevê a disponibilização de um espaço para um circo itinerante, a instituição de uma Escola Municipal de Circo, um núcleo de cinema para produção de filmes e documentários, a criação de uma biblioteca e videoteca especializadas, com amplo acervo de livros, jornais, fotos e histórico das famílias que construíram suas trajetórias em torno do circo. 

A Fundação Municipal de Cultura também poderá desenvolver no local ações e projetos na área. "É com muita alegria que a Fundação Municipal de Cultura anuncia a assinatura deste documento, que é um passo muito importante para a criação da Cidade do Circo, por tudo o que o setor representa como fazer cultural e artístico. Estamos muito felizes com este momento e queremos fazer mais, pode num futuro próximo encontrar mais terrenos que possam servir ao circo e aos artistas circenses para que esta modalidade artística esteja cada vez mais presente na vida dos belo-horizontinos", afirma o presidente da FMC, Leônidas Oliveira.

Para Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da Rede de Apoio ao Circo, entidade que visa preservar e incentivar atividades e artistas tradicionais circenses, o apoio da Fundação Municipal de Cultura foi fundamental para que o projeto da Cidade do Circo fosse adiante. "Hoje é realmente um dia histórico para o circo, não só em Minas, mas também no Brasil. É uma ação exemplar da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação Municipal de Cultura, e a gente espera que estimule outras iniciativas e que se desdobrem outras ações. Com a Cidade do Circo nós vamos concentrar em um lugar só todas as ações da área de circo desenvolvidas pela própria FMC e pela Rede de Apoio ao Circo, além de dar apoio aos grupos, trupes e associações. Nós vamos estar juntos, num espaço único, fortalecendo a luta do circo no país".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por