Cine Brasil recebe evento dedicado ao acordeon

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
11/05/2016 às 08:41.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:22
 (André Seiti/Divulgação)

(André Seiti/Divulgação)

Sanfona, gaita, acordeon. Não importa o nome dado ao instrumento, mas, sim, a sua incrível riqueza de timbres e possibilidades musicais. É ele o verdadeiro astro do Festival Internacional de Acordeon (FIA), que ocupa o Grande Teatro do Cine Theatro Brasil entre quinta e sábado, com sete atrações, entre elas o italiano Roberto Fuccelli.

O principal destaque da programação é o lançamento do disco “Novos Rumos”, do duo formado pelo violinista Ricardo Herz e pelo acordeonista Samuca do Acordeon. 

O encontro entre os dois nasceu há quatro anos, a partir de um convite do Itaú Cultural. Inicialmente, Herz e Samuca deveriam construir um repertório para ser apresentado no palco, mas o encontro acabou sendo registrado, gerando o disco que chegou às lojas há algumas semanas.

“Durante o processo, os ensaios aconteciam em um estúdio e acabamos gravando o disco. Depois de um tempo, vimos que o material era muito bom e merecia ser lançado”, afirma Samuca. 

Segundo ele, o diálogo entre os dois instrumentos é interessante por aproximar diferentes universos musicais. “O violino, no mundo todo, é usado na música erudita, enquanto o acordeon é usado para a música regional”, diz. 

Segundo Samuca, “Novos Rumos” tem milongas, tangos, forrós, mas é no choro que a dupla realmente se encontrou. “O Ricardo tem forte influência nordestina e eu, como gaúcho, tenho influência da música do Sul. Encontramos o equilíbrio no choro”.


Festival Internacional de Acordeon (FIA) no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec (rua dos Carijós 258, Centro). Quinta, às 20h, sexta e sábado, às 20h30. Por R$ 30.

Confira a programação

Quinta

20h – Toca de Tatu convida Lucas Viotti (MG.Brasil)

21h – Roberto Fuccelli (Itália)

22h – Projeto Brasil & Quarteto de Cordas (MG.Brasil)

Sexta

20h30 – Ricardo Herz & Samuca do Acordeon (SP.RS.Brasil)

22h00 – João Frade & Munir Hossn (Portugal)

Sábado

20h30 – Oscar dos Reis Trio – Oscar dos Reis, Rafael Diniz e Nino Henz (RS.Brasil)

22h – Rodolfo Mederos Trio – Rodolfo Mederos, Arnaldo de La Veja e Sergio Rivas (Argentina)

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por