3 dias

Cine Santa Tereza celebra 8 anos de reabertura com programação gratuita

Sessão de “Nada Será como Antes” (2024), documentário sobre o Clube da Esquina, será comentada por Marilton Borges e Rodrigo Borges

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
17/04/2024 às 17:38.
Atualizado em 17/04/2024 às 17:41
Ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões (Divulgação/ Ricardo Laf/ PBH)

Ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões (Divulgação/ Ricardo Laf/ PBH)

A reabertura do Cine Santa Tereza completa oito anos em abril. Para celebrar a data, haverá uma programação especial na próxima semana, entre os dias 23 e 25 (terça a quinta-feira), com filmes que evocam a memória coletiva da cidade associada à história dos cinemas de rua, além de obra que resgata a história do Clube da Esquina, que está associada à própria memória cultural do bairro que dá nome ao espaço.

Os ingressos são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla (clique aqui) ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A sessão de “Nada Será como Antes” (2024), documentário sobre o Clube da Esquina, será comentada por Marilton Borges e Rodrigo Borges.  Clique aqui para acessar a programação completa. 

O Cine Santa Tereza foi revitalizado a partir do esforço dos moradores do bairro, que indicaram a obra no programa Orçamento Participativo da prefeitura. O espaço foi reinaugurado no dia 26 de abril de 2016. 

Programação especial de reabertura

A programação começa na terça-feira (23), às 19h, com o lançamento do curta-metragem “Dona” (2023), dirigido por Sarah Hellen e Sofia Marinho. Com importantes figuras do cinema de rua belo-horizontino, o documentário apresenta um passado cheio de luta e afeto. A memória torna-se peça fundamental para reviver uma parte da cidade que se esconde em meio ao abandono. No mesmo dia, será exibido o documentário “Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora” (2017), de Alfredo Alves, longa-metragem que conta parte da história das salas de cinema da cidade de Belo Horizonte, revelando curiosos detalhes e esquecidos segredos desses locais.

Sobre o Cine Santa Tereza

Inaugurado na década de 40 e fechado nos anos 80, o Cine Santa Tereza, por quase quatro décadas, exerceu um importante papel na criação de memórias afetivas e na relação dos moradores com a cultura e a sétima arte. Revitalizado e reaberto em 2016, a partir de uma demanda dos próprios moradores do bairro via orçamento participativo, o Cine Santa Tereza é hoje um dos últimos cinemas de rua da cidade, abrigado em um prédio histórico, cuja fachada encontra-se em processo de tombamento como patrimônio de Belo Horizonte.

Programação:
Terça-feira (23)

  • “Dona”, de Sarah Hellen/Sofia Marinho - Brasil (2023) - Documentário (16 min). Classificação: Livre
  • “Entre uma Pipoca, um Beijo e um Drops Dulcora”, de Alfredo Alves | Brasil (2017) - Documentário (50 min). Classificação: Livre

Quarta-feira (24)

  • “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho (2023) - Documentário (91 minutos). Classificação: Livre

Quinta-feira (25)

  • “Nada Será Como Antes” (Ana Rieper I 2023 I Documentário | 78 minutos)
  • Sessão comentada por com Marilton Borges e Rodrigo Borges
  • Classificação: Livre

Serviço

Programação especial do Cine Santa Tereza: 8 anos de reabertura
Data: terça-feira (23), quarta (24) e quinta (25)
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 - Santa Tereza)
Ingressos: são gratuitos, podem ser retirados on-line pelo site da Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por