DVD registra reencontro afetivo dos Novos Baianos

Lucas Buzatti
lbuzatti@hojeemdia.com.br
16/12/2017 às 11:11.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:17
 (Dario Zalis/divulgação)

(Dario Zalis/divulgação)

Não era difícil flagrar fãs das mais variadas idades emocionados quando os Novos Baianos subiram ao palco do Festival Breve, que aconteceu em setembro deste ano, em Belo Horizonte. Na ocasião, o célebre grupo se reencontrava para revisitar as canções de “Acabou Chorare” (1972), considerado pela revista “Rolling Stone” o maior disco brasileiro de todos os tempos. A turnê que rodou o país agora ganha um registro em DVD intitulado “Acabou Chorare – Novos Baianos se encontram”, lançado neste mês pela Som Livre.

Gravado no Rio de Janeiro, em março deste ano, o DVD tem direção de Andrucha Waddington, produção da Conspiração Filmes e direção fotográfica de Fernando Young. Já a produção é assinada pelos cantores, compositores e instrumentistas Moraes Moreira e Pepeu Gomes que, ao lado de Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, relembram pérolas do emblemático álbum. O setlist traz músicas como “Dê um Rolê”, “A Menina Dança”, “Preta Pretinha”, “O Samba da Minha Terra” e “Swing do Campo Grande”.

No show, os Novos Baianos chegam ao palco a bordo de um carro hippie, personalizado, abrindo a festa com a inédita “Anos 70”, seguida por “Infinito Circular”. Entre as canções, Galvão declama o poema como “Um Abraço em Pessoa” e, Moraes, “Amarante”, antes de prestar uma homenagem a João Gilberto com a versão de “Chega de Saudade”. Outro momento marcante é instrumental, quando Pepeu e o irmão Didi Gomes se juntam em “Um Bilhete para Didi” e “Forró de Baixo”.

O conteúdo extra do DVD traz, ainda, os poemas “Retrato Pensado”, declamado por Galvão, e “Brasileira Academia”, entoado por Moraes, além de imagens de bastidores.

O DVD é uma síntese luxuosa da memória de um dos momentos mais importantes da música brasileira. Época em que a trupe baiana passou “por cima das circunstâncias dançando, cantando e crendo firmemente que tudo ia mudar”, como disse Baby do Brasil em entrevista ao Hoje em Dia, antes do memorável show em BH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por