MÚSICA

Fernanda Takai apresenta novo show neste sábado, no Cine Theatro Brasil

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
30/04/2022 às 13:56.
Atualizado em 01/05/2022 às 09:59
Repertório é baseado no álbum "Será que Você Acredita?", lançado em julho de 2020 (Nadja Kouchi/Divulgação)

Repertório é baseado no álbum "Será que Você Acredita?", lançado em julho de 2020 (Nadja Kouchi/Divulgação)

Fernanda Takai entrou na casa dos 50 anos. E a filha Nina completou a maioridade. “São idades emblemáticas”, destaca a cantora mineira. A questão temporal é importante para entender a concepção de “Será que Você Vai Acreditar?”, álbum lançado em julho de 2020 e base do show homônimo que Fernanda realizará neste sábado, no Cine Theatro Brasil.

“As músicas (do disco) refletem o nosso tempo, sobre um sentimento de insegurança que lhe faz não querer correr riscos, de não querer dar outro passo. A pandemia também gerou isso, deixando-nos confinados em casa”, lamenta. Incertezas que também pautaram a decisão de não criar um espetáculo logo após o lançamento do quarto álbum solo de estúdio.

“Tem gente que fez live com as músicas novas, mas para mim não fazia sentido. O grande lance de lançar um disco é ir para a estrada e encontrar as pessoas, (preocupando-se em fazer) a montagem de um cenário, a criação de um figurino e a formação de uma banda para tocar com você. Então preferi aguardar”, explica a vocalista da banda Pato Fu.

A longa espera para o retorno aos palcos não significou um tempo maior de preparação. “Foi tudo corrido no final, começando (a produção) em janeiro. Foi quando começamos a pensar em parcerias para cenário, figurino e músicos. Quando tivemos certeza da volta (dos shows), botamos tudo de pé. É muito gostoso traduzir visualmente no palco´ o que é um disco”.

O espetáculo de “Será que Você Vai Acreditar?” chega num momento especial para a cantora, que está completando 15 anos de carreira solo. Ela aproveitará para repassar algumas canções de trabalhos anteriores que nunca tinham entrado em setlist de turnê, como “Se o Caso é Chorar” (Tom Zé/Perna).

Para a artista, muitas dessas músicas são motivo para celebração. “Menino Bonito”, de Rita Lee, serve para comemorar a cura do câncer da roqueira.  Apesar de lembrar os 30 anos de Pato Fu, ela preferiu não incluir canções do grupo no repertório por uma questão ética. “É uma linha que tenho buscado não cruzar. A banda está ativa e fazendo shows com as músicas”.

O início da turnê de “Será que Você Vai Acreditar?” foi em São Paulo, com três apresentações no Sesc Vila Mariana. No último dia de apresentação, Fernanda ganhou uma participação na voz de Virginie Boutad, vocalista da extinta banda Metrô e hoje residente em Toulouse, na França, com quem compôs com ela “O Amor em Tempos de Cólera”.

“A Virginie foi muito importante para a minha geração. Era uma das poucas vocalistas entre as bandas de pop rock, e isso me inspirou quando comecei a fazer as minhas músicas nas bandas do colégio, Anos depois nos encontramos nas redes sociais. Tínhamos muitas afinidades, cantando no mesmo tom. Apesar da distância, aceitou colocar a voz na música”, destaca.

Sobre o Pato Fu,  adianta o lançamento de um disco comemorativo com música novas. Apesar de ter apresentado recentemente com o show “Música de Brinquedo 2”, em que o grupo toca clássicos em instrumentos de brinquedo, ela não vê a hora de fazer “um Pato Fu grande”. Nesse ano também sairá a parceria com o Giramundo em um projeto audiovisual.

SERVIÇO

"Será que Você vai Acreditar?" - Neste sábado, às 21h, no Cine Theatro Brasil (Avenida Amazonas, 315). Ingressos: R$ 120 (R$ 60, a meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por