Festival MIMO de música instrumental começa nesta quinta-feira

Hoje em Dia
15/10/2015 às 15:01.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:04
 (Beto Figueira/Divulgação)

(Beto Figueira/Divulgação)

O maior festival de música instrumental do país chega a Minas. O evento ocorrerá nas cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes, em Minas Gerais. O festival MIMO é consagrado por reunir diversos estilos da música instrumental e de promover concertos gratuitos.

O MIMO teve início na cidade de Paraty (RJ) e, após sua passagem em terras mineiras, seguirá para Rio de Janeiro e encerrará sua trajetória em Olinda (PE).

Em Minas, o festival receberá a dupla Gabriel Grossi e Bebê Kramer, que apresentarão o projeto "Realejo", união do virtuosismo de Gabriel, na gaita, e do regionalismo do acordeão de Kramer. Também se exibirá nas duas cidades o aclamado Duo Milewski, formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e pela pianista catarinense Aleida Schweitzer, que farão um recital, que irá da música barroca até o tango, com obras de Léclair, Mozart, Gershwin e Piazzolla.

Etapa Educativa
 O MIMO tem como princípio beneficiar alunos e  fortalecer a música instrumental pruduzida no brasil.

Em Ouro Preto, Gabriel Grossi e Bebê Kramer ministrarão o workshop “Realejo”, onde dividirão com os alunos o processo criativo do último disco e as suas reflexões sobre a música instrumental brasileira contemporânea. O encontro acontecerá na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A Etapa promoverá ainda aulas-espetáculo para crianças entre 5 e 10 anos de idade, ministradas pelo Duo Milewski o bonequeiro Mr. Bruno, na Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP), no projeto MIMO Para Iniciantes.
 
Festival MIMO de Cinema
O Festival MIMO de Cinema reúne filmes  que têm a música como protagonista. Exibe produções nacionais recentes e inéditas em circuito comercial. Os filmes são projetados em diversos espaços, como os pátios das igrejas, centros culturais e salas de cinema, sempre em sessões gratuitas.

Em Tiradentes, oito filmes serão exibidos no Sesi – Centro Cultural Yves Alves nos dias 16 e 17 de outubro, às 17h30 e 19h30. Entre os destaques, estão os documentários “My name is now, Elza Soares“ (Elizabete Martins Campos), “Reverberações - Itamar Assumpção” (Pedro Colombo e Claudia Pucci) e “Eu sou Carlos Imperial” (Renato Terra e Ricardo Calil), que conta a história do produtor artístico e personalidade do show business brasileiro responsável por revelar artistas como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia e Elis Regina. Também serão exibidos “Toque de samba” (Mariana Tavares e Vannessa Resende), “Classic Albums: O Terno” (Felipe Arrojo Poroger), “Meu canto é saudade: A poesia de seu Jucá da Angélica” (Diógenes S. Miranda), “Yorimatã”, do diretor Rafael Saar, sobre a dupla Luhli e Lucina, e “Araca – O samba em pessoa” (Aleques Eiterer), sobre Aracy de Almeida.

Sobre o MIMO
 Realizado desde 2004 em Olinda, o MIMO é um festival intrinsecamente associado ao patrimônio, aos bens culturais e à educação. Já reuniu um público de quase um milhão de pessoas em 300 concertos, com grandes nomes da música nacional e internacional, como Salif Keita, Pinchas Zukerman, Madredeus, Ibrahim Maalouf, Toninho Horta, Chick Corea, Chucho Valdés, Richard Bona, Egberto Gismonti, Richard Galliano e Nelson Freire.

Dirigido por Lu Araújo e Luiz Calainho, o MIMO Festival é apresentado pelo Bradesco, desde 2013, e conta com o patrocínio do BNDES, parceiro desde 2007. Este ano, o evento será realizado pela primeira vez no Rio de Janeiro (13 a 15 de novembro) e completa 12 edições em Olinda (20 a 22 de novembro).

Locais onde ocorrerão os concertos


OURO PRETO

Concertos

Dia 16/10
- Igreja do Carmo | 20h: Duo Milewski (violino e piano)

Dia 17/10

- Igreja de São Francisco de Assis | 20h: Gabriel Grossi (harmônica) e Bebê Kramer (acordeon)

Etapa Educativa

Dia 16/10
- Fundação de Artes de Ouro Preto (FAOP) | 15h: MIMO Para Iniciantes

Ministrantes: Duo Milewski e Mr. Bruno (Dedicada exclusivamente a crianças entre 5 e 10 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino).

Dia 17/10

- Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) – Departamento de Música | 15h30: Workshop “Realejo”

Ministrantes: Gabriel Grossi e Bebê Kramer


TIRADENTES


Concertos

Dia 16/10
- Igreja Matriz de Santo Antônio | 20h: Gabriel Grossi e Bebê Kramer

Dia 17/10

- Igreja Matriz de Santo Antônio | 20h: Duo Milewski


Mostra de Cinema

Local: Sesi – Centro Cultural Yves Alves


Dia 16/10


17h30 - Araca - O samba em pessoa (Aleques Eiterer)

  Reverberações - Itamar Assumpção (Pedro Colombo e Claudia Pucci)


19h30 - Meu canto é saudade: A poesia de seu Jucá da Angélica (Diógenes S. Miranda)

               Eu sou Carlos Imperial (Renato Terra e Ricardo Calil)


Dia 17/10


17h30 - Toque de samba (Mariana Tavares e Vannessa Resende)

  My name is now, Elza Soares (Elizabete Martins Campos)

 

19h30 - Classic Albums: O Terno (Felipe Arrojo Poroger)

  Yorimatã (Rafael Saar)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por