DIA 6

Folia de Reis encerra o Natal na Praça da Liberdade

Maurício Tizumba comanda festa com oito grupos e mestre Pereira da Viola no próximo sábado

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/01/2024 às 16:16.
Maurício Tizumba terá como convidados o mestre Pereira da Viola e oito folias da capital e do interior (Patrick Arley)

Maurício Tizumba terá como convidados o mestre Pereira da Viola e oito folias da capital e do interior (Patrick Arley)

Maurício Tizumba recebe o mestre violeiro Pereira da Viola e oito grupos de folia da capital e do interior do Estado para um grande cortejo em Belo Horizonte. Após 36 dias de luzes em, um dos pontos turísticos da cidade, o encontro vai encerrar a programação deste ano do Natal da Praça da Liberdade no próximo sábado (6) à noite e é promessa de muita música, dança, religiosidade e emoção pelo terceiro ano consecutivo.

Criada como forma de celebrar e reviver a visita dos três reis magos a Jesus, a Folia de Reis é uma comemoração popular com forte presença em Minas Gerais.  Na Praça da Liberdade, o cortejo se concentrará no Iepha (prédio verde) a partir das 18h, e seguirá pela Alameda Central da praça em direção ao Palácio da Liberdade, onde será realizado um ato simbólico.

“Participo de folia de reis desde criança, quando aprendi a tocar, cantar e dançar com um preto velho chamado Seu Evaristo, da região de Mucambeiro. Com ele aprendi que essa cultura católica teve origem na Europa, mas hoje faz parte da nossa tradição, tomada principalmente pelos povos de origem negra, que foram responsáveis pela  inserção dos tambores, batuques, sapateados, da dança e da alegria. E ao mesmo tempo, expressa a fé  enquanto leva um pouco de alegria ao povo brasileiro”, destaca Tizumba.

“A folia é das manifestações populares mais legítimas da nossa cultura. Ela exalta a arte, a religiosidade, o regionalismo e o nosso reconhecimento como ser humano enquanto celebra uma tradição universal”, observa o músico Pereira da Viola.

O projeto Luzes de Natal homenageou neste ano ícones das artes de Minas e suas contribuições ao mundo. A proposta, tanto de decoração quanto de programação, foi destacar riquezas e personagens que integram o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por