Formandos do Cefar encenam um clássico da política no teatro

Miguel Anunciação - Hoje em Dia
04/07/2013 às 09:22.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:45

Em primeira mão: Glicério Rosário vai atuar em "Joia Rara". A nova novela da seis será escrita por Telma Guedes e Duca Rachid, de "Cordel Encantado", o sucesso que projetou o ator e diretor além de Minas. Antes do novo desafio na TV, dirige "A Alma Boa de Setsuan", de Bertolt Brecht, com 15 formandos do Cefar. Serão oito sessões no Ceschiatti, de hoje ao dia 14.

O ator/diretor nega ter sido sua a escolha do texto, do qual gosta "bastante", pela combinação entre senso poético e reflexão. Também pareceu oportuno aos alunos, que buscavam algo com "pegada política". E olha que sequer sonhavam com as manifestações recentes no país.

Transcorridos em pouco mais de cinco meses, os ensaios levaram o diretor a chamar o resultado de "correto". Nada garante que o tempo de criação melhore o teatro, mas dois meses a mais talvez ajudassem o elenco a "ganhar mais liberdades, a brincar mais". Caudaloso, o texto do mais político dos dramaturgos (sobre deuses que submetem a teste a honestidade de uma prostituta) foi enxugado em 30 a 40% por Walmir José, assistente de direção.

Somando as três no TU, esta é a quarta montagem de formatura que Glicério dirige. Em relação à sua própria carreira como ator, além da novela citada, ele prevê levar a comédia "Edgar, Alan Põe o Bico" aos festivais de Garanhuns (PE) e Barroso, e a Juiz de Fora. E projeta, para 2014, outro monólogo, desta vez dirigido por Sandra Corveloni. Premiada em Cannes pelo filme "Linha de Passe", a atriz carioca (atualmente na novela "Amor à Vida") foi uma feliz descoberta no set de "Sangue Azul", de Lírio Ferreira, onde ambos atuaram.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por