MÚSICA

Homenagem às canções de Dorival Caymmi reúne Sérgio Pererê, Vitor Santana e Orquestra Sesiminas

Da Redação
13/06/2022 às 18:12.
Atualizado em 13/06/2022 às 18:21
Santana e Pereira reverenciam as canções praieiras de Caymmi em show no Sesiminas (Luiza Palhares/Divulgação)

Santana e Pereira reverenciam as canções praieiras de Caymmi em show no Sesiminas (Luiza Palhares/Divulgação)

Os cantores Sérgio Pererê e Vitor Santana se juntam à Orquestra Sesiminas na abertura da terceira edição do projeto "Encontros Musiciais", em 23 de junho, no Teatro Sesiminas. Eles apresentarão um repertóro dedicado às canções do compositor baiano Dorival Caymmi.

O concerto terá canções como “O Bem do Mar”, “A Jangada Voltou Só”, “Milagre” e “Noite de Temporal”, além de músicas registradas em outros discos de Caymmi e que guardam relação direta com o mar e seus mistérios.

“Para mim, é um show que celebra muitas alegrias ao mesmo tempo: o encontro com o Vitor, com a orquestra, com o mar, com Caymmi e com o público, depois de tanto tempo sem subir nos palcos. Acredito que emoção é a palavra-guia deste espetáculo”, sublinha Pererê. 

Para Vitor Santana, o projeto representa a conexão entre os “mundos” que compõem sua matriz musical e espiritual: Minas Gerais e Bahia. “Apesar de ser mineiro, eu tenho 40 verões e sete tios na Bahia; meu avô era baiano e meu coração também”, afirma.

“Há 16 anos, eu frequento um lugar que me encanta e que traz muito da minha espiritualidade e da minha música, que é a Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba. Moreré, que chegou a virar bloco de Carnaval em BH, é onde eu vivo as canções praieiras. É para onde, também, levo a minha energia de Minas, integrando este eixo fundamental da cultura brasileira. Por isso, para mim, este espetáculo é mais que um acontecimento mágico; é axé puro”, afirma.

Com arranjos orquestrais de Neto Bellotto e Rafael Martini, o concerto também integra a “Série de Concertos 2022”, da Orquestra Sesiminas, dentro do “Ciclo 2: Universo de Possibilidades”. “Sempre é tempo de reverenciar Dorival Caymmi, este grande manancial da música popular brasileira. Fazer Caymmi com a orquestra, que é um grupo instrumental geralmente ligado à música erudita, tem tudo a ver. Porque essa junção entre erudito e popular é algo muito presente nas composições de Dorival Caymmi”, afirma o maestro da Orquestra Sesiminas, Felipe Magalhães.

SERVIÇO

"Encontros Musicais" - Com Sérgio Pererê, Vitor Santana e Orquestra Sesiminas. No dia 23 de junho, às 21h, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60). Ingressos: R$ 30 (a inteira), que podem ser adquiridos pela plataforma Sympla

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por