Despedida

Leoni faz último show da 'Tour Sucessos' no Palácio das Artes

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
10/06/2022 às 10:24.
Atualizado em 10/06/2022 às 11:42
 (Divulgação)

(Divulgação)

O cantor e compositor Leoni está em ritmo frenético na preparação do show que lançará no próximo semestre. Isso torna a apresentação de hoje, no Grande Teatro do Palácio das Artes, ainda mais especial, marcando a despedida do “Tour Sucessos”. Será a oportunidade para ouvir hits que ele compôs para os grupos Kid Abelha e Heróis da Resistência, além de algumas pérolas da carreira solo.

“Esse show é uma continuação do que eu vinha fazendo antes da pandemia. Emocionalmente, confesso que já estava meio afastado dele, mas quando voltamos a nos apresentar foi muito bacana, especialmente durante a comemoração dos 40 anos do Rock Brasil. O público cantava tudo e até dei uma ajeitada nos arranjos para ficarem parecidos com o material da época”, registra Leoni.

Para ele, ao mesmo tempo que se trata de uma despedida, o show desta noite marca a expectativa de um novo capítulo. Desde fevereiro de 2021 Leoni não para de pensar no show novo, intitulado “Vem Alegria”, que contará com canções que abordam o sentimento de felicidade. “Será um momento muito diferente para mim. Haverá muito cover e coisas relacionadas à Semana de Arte Moderna de 1922. Algo que nunca fiz”.

O que não significa que Leoni irá se desfazer de seus sucessos, que não são poucos. Entre eles, “A Fórmula do Amor”, ‘Fixação”, “Como Eu Quero” e “Educação Sentimental”, da época em que era baixista do Kid Abelha, “Só pro Meu Prazer”, com Heróis da Resistência. “Quando eu for fazer show em praça pública e eventos que não são meus, não posso fazer algo que não seja aquilo que as pessoas esperam”, salienta.

No lugar de uma despedida, ele prefere dizer que está numa mudança de fase. Leoni está aprendendo a jogar malabares como um ingrediente para “Vem Alegria” e compôs algumas canções para criar uma narrativa circense. A inspiração principal é a Semana de 1922, em que todos os participantes, lembra o artista, escreveram sobre Carnaval e êxtase.

“Eu musiquei textos de Manuel Bandeira e do Mário de Andrade e usei os herdeiros deles, como os tropicalistas, Arnaldo Antunes e Chico Science. Tem muita coisa modernista brasileira, que realmente trouxe alegria para a arte”, registra Leoni, que lançou recentemente o single “Defesa da Alegria”, baseado em poema do uruguaio Mario Benedetti.

Nos próximos dias ele disponibilizará uma homenagem à preguiça, pois, diz, “também é motivo de alegria quando você ficar de papo para o ar, sem fazer nada, deixando-se se abandonar”. O artista lembra que a preguiça é “a mãe de todas as artes”, pois é nesse momento que se “contempla a vida e que vêm as ideias”. Ainda na área literária, ele adianta parcerias com obras de Torquato Neto e Waly Salomão.

Serviço
“Tour Sucessos” – Show de Leoni. Nesta sexta, às 21h, no Grande Teatro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537). Ingressos: a partir de R$ 90, nas bilheterias do teatro ou pela plataforma Eventim

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por