Livro conta a história de dramaturga que resolve largar a carreira no auge

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
21/06/2016 às 17:34.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:59

Uma jovem dramaturga no auge da profissão. A próxima peça de autoria dela nem estreou, mas, com certeza, será um sucesso. Não faltam recursos, pois até a aprovação do projeto via lei de incentivo já pode ser contada como certa – já que é uma artista premiada e seus trabalhos são de qualidade. Está, então, tudo sob controle. Não, não está. Olívia Kimberly Romano quer largar a estelar carreira. O momento é de voltar-se para dentro, para o íntimo e, assim, quem sabe, se reinventar. 

Olívia, entretanto, não existe. Trata-se de uma criação da musicista, atriz e escritora Patrícia Maês, que conta essa história no livro “Tempos de Olívia”, a ser lançado hoje, no Bar do Museu Clube da Esquina. 

Apesar de fictício, o caso bem que poderia ser verídico. Afinal, vários artistas já deram um intervalo na vida real. “O que acontece com Olívia acontece com todos. Já tive momentos em que parei e refleti sobre o caminho que iria tomar, pois fiz muitas coisas e fiz questionamentos como: ‘onde quero chegar’ ou ‘para quem quero dizer?’”, revela Patrícia.

Conhecendo bem como funciona o ambiente das artes, a autora – que é casada com o músico Lô Borges – busca apresentar, na publicação, outra faceta dos artistas nem sempre visitada. “Queria escrever sobre como essas pessoas são no momento em que não estão criando”, explica.

A trama
Filha de uma nadadora recordista, Olívia, além de talentosa, é bonita e de dorso firme. É uma perfeita “fortaleza”. De repente, porém, a fragilidade fala mais alto e a “menina” transparece. A dramaturga, rodeada de bajuladores, já não sabe mais quais amizades são verdadeiras. Pior, ela nem sabe mais criar. “Quando ela abandona o projeto do espetáculo (que tinha até assinado contrato), tem uma crise de criatividade. A partir disso, Olívia decide rever sua vida. Ela terá de crescer e se reencontrar com ela mesmo para descobrir o que é verdade e o que é ilusão”, conta Patrícia.

Na trilha deste novo caminho, a protagonista vai no mais profundo da escuridão, afim de contatar o que há de mais feio e dramático dentro de si. Para a autora, esta é a maneira encontrada pela personagem de, passada esta fase, conseguir oferecer o belo às pessoas. “Ela busca trazer a alquimia e esse é o papel da arte”, diz Patrícia. “A verdadeira arte é a que provoca transformação na gente”, acrescenta.Em meio à esta saga, a personagem encontra ainda espaço para o amor.

 Lançamento do livro “Tempos de Olívia”, de Patrícia Maês. Hoje, às 19h, no Bar do Museu Clube da Esquina (rua Paraisópolis, 738, Santa Tereza). Entrada gratuita 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por