Projeto 'Música Mundo' reúne 40 profissionais do Brasil e do exterior em Belo Horizonte

Thais Oliveira
taoliveira@hojeemdia.com.br
12/09/2016 às 18:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:48
 (Erika Ziller / Divulgação)

(Erika Ziller / Divulgação)

A O projeto é uma plataforma internacional, que abrange rodadas de negócios, palestras sobre intercâmbio, estratégias e possibilidades no universo da música, shows e showcases de artistas brasileiros. Doze bandas e dois DJs foram escolhidos pela curadoria após seleção online. Neste ano, a iniciativa conta com a parceria do festival "Transborda".

A ação vai reunir 40 profissionais, entre produtores de festivais, agentes culturais, gestores de espaços, distribuidores, selos e curadores de instituições culturais, das Américas, Europa, África e Ásia. Gabriel Murilo, um dos idealizadores do “Música Mundo”, explica que a proposta da feira é promover oportunidades de trabalho entre os participantes. Para tanto, artistas poderão se apresentar para uma audiência especializada composta por programadores de festivais, jornalistas e demais agentes da indústria da música. “Queremos promover encontros entre diversas relações, inclusive horizontais, para a construção de projetos”, sintetiza.

Leia mais:

Para facilitar os encontros, uma plataforma de relacionamentos da feira foi criada na internet para agendamento. O “Música Mundo” vai trazer nove painéis temáticos, nos quais profissionais convidados do Brasil e de outros países falarão sobre sua expertise à plateia, apresentando sua visão sobre os mecanismos da rede produtiva do mercado da música. 

Fortalecimento mineiro
Gabriel explica que a plataforma surgiu depois de participar na edição de 2013 do projeto do governo estadual Música Minas, juntamente com Chico Cereno, com quem fundou a Embaixada Cultural – organização dedicada à diplomacia cultural. Dessa forma, a ideia é, de certa forma, dar continuidade ao trabalho iniciado três anos atrás e contribuir para o fortalecimento do nome de Minas fora do país. 

"Já levamos a Dona Jandira para a Espanha, Dibigode para a China, Doze por Oito para Moçambique, 7 Estrelo para Marrocos... De um lado, a gente ajuda os artistas a saírem do Brasil e, de outro, trazemos oportunidades para BH. Assim, as pessoas conseguem construir seus próprios caminhos de forma autônoma”, considera. 

Os interessados em participar dos encontros e painéis devem se cadastrar no site musicamundo.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por