Sambista Mariene de Castro diverte o público em 'Velho Chico'

Folhapress
03/06/2016 às 11:22.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:44
 (Reprodução)

(Reprodução)

A cantora Mariene de Castro, 38, é só alegria quando fala da espevitada Dalva, sua primeira personagem na TV, na novela "Velho Chico" (Globo). Após flertar com o cinema nos filmes "Ensolarado" (2010) e "Quase Samba" (2013), ambos dirigidos por Ricardo Targino, a baiana foi surpreendida com o convite do diretor Luiz Fernando Carvalho para atuar na trama da Globo. "Planejava gravar um DVD, fazer shows, mas adorei a história, a personagem e o fato de a novela falar da minha gente. Dalva é arretada, atrevida. É uma típica baiana das obras de Jorge Amado [1912-2001] e Dorival Caymmi [1914-2008]."

Segundo Mariene, mesmo com esse jeito faceiro, Dalva sabe seu papel na casa do coronel Afrânio (Antonio Fagundes), que, por sinal, tem um clima bastante pesado. "De certa forma, Dalva leva uma leveza àquele lugar e ilumina a casa, sempre tão tensa e cheia de histórias tristes. Ela não tem medo dos patrões, mas também não é besta de fazer alguma coisa que a prejudique. Sabe qual é o seu lugar."

Nos próximos capítulos, caberá a Dalva entender um pouco do que se passa no coração da amargurada Encarnação (Selma Egrei). A centenária matriarca vive trocando farpas com a moça, que revida à altura. "Aos poucos, Dalva vai entender por que Encarnação sofre tanto e vai ajudá-la a compreender o que se passa naquela casa. Por trás de todas as farpas tem um querer bem", fala Mariene, que comemora o trabalho ao lado de Selma. "Eu não tenho bagagem como atriz, então, cada cena com a Selma é uma grande lição. Não só ela, como todos do núcleo da fazenda, me receberam de braços abertos."

De tanto se insinuar para Cícero (Marcos Palmeira), Dalva conseguiu levar o capanga da fazenda para sua cama, mas, segundo Mariene, não será fácil conquistar aquele homem rude. "Ela está ali, toda de coração, se entregando, enquanto ele só pensa em Tereza [Camila Pitanga]. Além disso, ela nem imagina que, no passado, Cícero matou o pai de Santo [Domingos Montagner]. Então, torço para que Dalva consiga mudar esse homem."

Mãe de Maria, 3 anos, Bento, 5 anos, Pedro, 7 anos, e João, 16 anos, a cantora revela que "Velho Chico" mudou a rotina de sua casa. "Nem preciso chamá-los. Na hora da novela, já está todo o mundo na sala. Mas tem algumas cenas que não deixo eles verem", conta. "Minha caçula já bota a mão na cintura e imita a Dalva, e os mais velhos ensaiam comigo em casa. Eles me ajudam a estar focada."

Revelada em 2012, no Prêmio da Música Brasileira, Mariene tem a bênção de grandes nomes do samba, como Arlindo Cruz e Beth Carvalho. E ocupa um lugar de destaque no cenário musical com sua voz e performance singular no palco. "E vou poder cantar na novela. Dalva tem uma voz diferente da minha, mas já está mostrando que é afinada", diverte-se ela, para delírio dos fãs.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por