Tiãoduá lança o disco 'Rádio Mandinga' neste domingo

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
06/05/2016 às 18:01.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:18
 (Pablo Bernardo/Divulgação)

(Pablo Bernardo/Divulgação)

Formado por Gustavito, Luiz Gabriel Lopes e Juninho Ibituruna, o projeto Tiãoduá lança o segundo álbum no próximo domingo (8), na nova casa da Alcova Libertina. Confira a conversa que tivemos com Gustavito sobre a novidade.

Quando vocês três se reuniram para fazer o projeto, que características quiseram que tivesse? Qual deveria ser a cara do Tiãoduá?

Gostaríamos que o disco representasse um pouco da diversidade de estilos que passam pelo nosso repertório, que vai do reggae ao samba, da bossa-nova ao hip-hop. O álbum inclui ainda algumas paisagens sonoras construídas de maneira eletroacústica e uma balada inspirada nos Beatles. Incluímos canções que possuem registros de seis anos atrás, como "O Papa, o Cão, a Alfama" do LG, e "Abram Alas" que é das primeiras canções que escrevi. Por aí da pra se ter uma idéia da diversidade musical presente no trabalho, porem uma marca é nossa característica constante: o groove.

Como foi o processo de construção do álbum? Quais são as principais características desse trabalho?

“Rádio Mandinga” é o segundo álbum do trio Tiãoduá. Ele foi gravado em datas diversas em estúdios em diferentes países. Algumas faixas foram gravadas na Holanda, outras no Brasil e ainda na Inglaterra. O Tião é um trio que viaja muito, este ano estamos nos preparando para nossa quinta turnê na Europa. Durante as viagens estamos sempre procurando fazer o máximo de apresentações possíveis, mas também outras formas de trabalho como a composição e o registro em estúdio dessas canções, que quando formam um corpo completo compilamos em um disco.

A característica principal é a sonoridade peculiar do trio bateria/baixo/violão tocados com muito balanço e liberdade pelos tres tiões somada á participação de diversos convidados: Chris Frank(Inglaterra), Romi Anauel(Angola) e Barabas Lorinc(Hungria), além dos mineiros Di Souza, Nath Rodrigues, Mariana Bruekers e Felipe José.

Quanto há de Gustavito, de LG Lopes, de Juninho neste trabalho? É possível observar intersecções entre o Tião Duá e os outros projetos guiados pelos três integrantes?

Há interesecções em relação a algumas faixas do repertório que já estiveram presentes em outros projetos dos integrantes, mas o aspécto dominante deste trio é precisamente a intesecção entre os tres integrantes, tanto na execução musical quanto na composição. A maioria das faixas do álbum são composições coletivas do Tião em diferentes momentos das estradas da vida.

Com o disco lançado, quais são os próximos planos do projeto? Quais serão as estratégias de divulgação do disco?

O disco será disponibilizado gratuitamente na internet. Realizaremos a quinta turne internacional Lançamento Radio Mandinga na Europa durante o mês de Junho. Os planos são lançar em outras cidades do Brasil durante o ano de 2016. Já estamos produzindo nosso terceiro trabalho que será uma parceria com MC`s de Belo Horizonte.

Serviço: Show de Tiãoduá na Alcova Libertina (rua Inhaúma 126, Floresta/Colégio Batista), domingo, às 17h. R$ 20 (em dinheiro)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por