Vivência LGBT é tema de Mostra Internacional de Cinema em BH

Liziane Lopes*
llopes@hojeemdia.com.br
08/04/2018 às 10:37.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:14
 (Reprodução SEC/MG)

(Reprodução SEC/MG)

Belo Horizonte recebe até a próxima terça-feira (10) a http://www.cultura.mg.gov.br/component/gmg/story/4807-2-mostra-internacional-de-cinema-em-cores-exibe-producoes-audiovisuais-que-abordam-a-vivencia-lgbt, que conta com a participação do UNA-Se Contra a LGBTfobia, do coletivo cineclubista cinefronteira e Fundação Clóvis Salgado. 

Os filmes estão sendo exibidos no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e se baseiam em princípios como diversidade, liberdade, visibilidade e igualdade para toda a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).  "Nesses tempos nebulosos em que vivemos, é extremamente importante ter uma Mostra de cinema que fala sobre diversidade para o público em geral. Em pleno século 21 é necessário discutir esses assuntos de forma objetiva, franca e sem medo. A 2ª Mostra Internacional de Cinema em Cores traz um sopro de esperança no meio do caos", avalia Jacson Dias, integrante do cinefronteira e curador da mostra ao lado de Luiz Gustavo Guimarães.

A transfobia é abordada em filmes como “Dandara”, “A Vida que Não me Cabe” e “Belize”; o diálogo da religião com os LGBTs é percebido em “A Fé Que Nos Une”; enquanto as questões da vida lésbica podem ser conferidas nos filmes “Piscina” e “Na Esquina da Minha Rua Favorita com a Sua”.

O evento, que começou na última sexta (6), conta também com a presença de diretores, pesquisadores, jornalistas e militantes LGBT. Toda a programação é gratuita e a retirada dos ingressos deve ser realizada 30 minutos antes de cada sessão. “É fundamental inserirmos dentro das políticas públicas de cultura ações que possam auxiliar no reconhecimento dos LGBTs na sociedade e contribuir para o combate ao preconceito”, afirma o secretário-adjunto de Estado de Cultura, João Miguel. 

A mostra é uma parceria das Secretarias de Estado de Cultura e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. 

* Fonte: SEC-MG

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por