Iniciativa de empresários visa a despertar novos olhares para a região

Gisele Araújo
Hoje em Dia - Belo Horizonte
24/09/2016 às 12:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:57
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

Quem passar hoje pelo Barro Preto irá se surpreender com várias modelos desfilando em uma passarela ao ar livre na rua Mato Grosso, com entrada pela avenida Augusto de Lima. As principais tendências da moda primavera-verão serão apresentadas com os looks de grandes lojas instaladas na região, como Babita, Cláudia Rabelo, Grupo Liza e Shamua. As modelos são da Top Agency.

O desfile é organizado pela Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap) em parceria com as empresas Top Agency, Othon de Carvalho e a universidade UNA. Juntas, elas criaram o movimento “Eu Amo Barro Preto”. A ideia é mostrar a vivacidade do bairro.

A programação é vasta e voltada para lojistas, varejistas, revendedores e o público em geral. “Três meses depois do último evento, estamos realizando um desfile com as meninas da Top Agency, destacando, pela primeira vez, os três polos: varejo, atacado e representação”, explica o gerente de marketing da Othon de Carvalho, Rodrigo de Carvalho.

Haverá um desfile de moda sustentável, com os looks fashion da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) feitos com materiais recicláveis, e outro da ONG Mano Down, com modelos portadores da Síndrome de Down que dão um exemplo de inclusão e cidadania.

A estrutura do evento foi pensada para facilitar o acesso do público que tiver interesse em ver de perto as peças apresentadas no desfile. “Um painel de led vai mostrar onde as empresas estão localizadas em relação à passarela”, diz Taciana Teodoro, diretora de marketing Top Agency.

História

O movimento “Eu Amo Barro Preto” nasceu para despertar o polo da moda e atrair novos olhares sobre a tradicional região. “A ideia surgiu em 2015, quando as quatro empresas concluíram que era preciso revitalizar o bairro, ressaltando não apenas a força comercial dele, mas a estrutura para a prestação de serviços e o lazer para a família”, conta Rodrigo. “Inicialmente, pensamos em promover ações mensais, mas decidimos focar em datas pontuais”.

Os primeiros eventos atraíram dezenas de pessoas à Praça Raul Soares, um dos principais pontos de referência da região. O piso em mosaico português com motivo marajoara, único da cidade, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi o palco de desfiles e atrações variadas para adultos e crianças.

“Foi muito bacana, mostramos o que o bairro tem para oferecer, com participação das empresas locais, música, comida, ginástica, uma programação bem familiar”, comenta Taciana.

Mais uma surpresa foi preparada no Dia das Mães deste ano. Uma limusine levou um grupo de mulheres, acompanhadas dos filhos, para um passeio bem especial. “Convidamos cinco mães para dar uma volta no bairro. Depois, elas ganharam um dia de beleza no Salão AV, roupas da Bafafá e foram maquiadas na Othon de Carvalho, sendo fotografadas pela Top Agency. Todas foram presenteadas e desfilaram. A vencedora ganhou ainda mais presentes”, disse Rodrigo.


Ponto a ponto:

- Os bastidores do evento serão concentrados na galeria Mondrian. A programação também inclui estandes, cortes de cabelo e dicas de maquiagem.

- Os participantes também poderão saborear as delícias que serão vendidas pelos food e bike trucks Coletivo Belo Pastel, Expedição Bier, Donna Coxinha, Strada Nostra Food Truck, Belomelete, Longhorn Steak, Açai Cult e Ateliê da Gula BH.

- A moda ganha destaque no desfile com a presença das empresas Flor De Pêssego, Atacado da Cleide, Top Agency BH, Crissol, Babita, Claudia Rabelo, Bafafá Moda e Acessórios, A Grávida Vaidosa, Marice Moura Moda Gestante, Garotada Moda Infantil, Rafa’s Calçados, Vezo e Vida Nua.

- A Carreta da Moda do Senac vai dar dicas de beleza.

- A criançada também tem programação especial preparada pelo Sesc.

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