10 motivos para o Cruzeiro confiar em desempenho melhor no 2º turno do Brasileirão

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
22/08/2016 às 18:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:30
 (Eduardo Valente/LightPress)

(Eduardo Valente/LightPress)

A chegada do técnico Mano Menezes ao Cruzeiro renovou o espírito dos jogadores, deu novo ânimo ao elenco e mudou para muito melhor o clima na Toca II. Se com o português Paulo Bento no comando os resultados não aconteciam de forma esperada no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, e havia o rumor de que o treinador 'não tinha o grupo na mão', agora a história é totalmente outra. Mano deu novas esperanças à Raposa, que tem motivos para acreditar em dias melhores no segundo turno do Brasileirão.

O Hoje em Dia elenca 10 motivos que podem deixar os cruzeirenses mais animados e esperançosos na segunda metade do Brasileiro. Detalhes que podem afastar de vez o clube do Z-4, zona perigosa da competição nacional.

1 - Três jogos em sequência em Belo Horizonte contra adversários diretos na briga contra o rebaixamento

Santa Cruz, América e Botafogo são os próximos adversários do Cruzeiro. No Mineirão, o time celeste enfrenta os pernambucanos e os cariocas, com mando de campo da Raposa. A partida contra o América acontence no Independência, sendo o Coelho o mandante. Detalhe esse que pode não fazer muita diferença, já que o Alviverde mineiro tem a menor média de público da Série A e a equipe azul deve jogar com maior número de torcedores nas arquibancadas do Horto.

2 - Torcida abraçou o time e lançou campanha #EstamosComVocês

Cruzeirenses encamparam ações com intuito motivacional aos atletas. Com isso, já levaram um drone com mensagem de apoio à Toca II, editaram um vídeo com mensagens positivas. Pelas redes sociais se unem, planejam e criam, quando julgam necessário, intervenções a serem realizadas na internet ou nos estádios.

3 - Sistema de jogo 'encaixado' e jogadores compreenderam bem a filosofia de trabalho de Mano Menezes

Se com Paulo Bento a expressão “jogar bem e vencer” quase não aparecia no vocabulário celeste (foram 17 jogos, oito derrotas, seis vitórias e três empates), com Mano Menezes é diferente. O Cruzeiro já acumula quatro jogos sem derrota (duas vitórias e dois empates), cria um ambiente positivo no centro de treinamento e com uma união maior do grupo ganha força para sair da situação difícil.

4 - Treinador define uma base e praticamente 'crava' titulares e reservas

Atletas de mais “tarimba” (Bruno Rodrigo e Manoel) compõe o miolo defensivo, antes ocupado por atletas praticamente promovidos das categorias de base. Meio-campo ganha força com a definição dos titulares: Henrique, Arrascaeta, Ariel Cabral e Robinho (em período de Olimpíada). E agora o técnico ganha o reforço do argentino Lucas Romero. Rafael Sóbis e Ramón Ábila têm comandado bem o ataque.

5 - Retomada da confiança individual e coletiva entre os jogadores

Grupo cruzeirense se “encorpou e entrega-se mais nos jogos. Nos bastidores dizia-se que havia algumas discordâncias dos atletas em relação ao trabalho de Paulo Bento. Por isso o time não rendia o quanto podia nas partidas.

6 - Faz 10 jogos em casa e nove fora de seus domínios

Ao contrário do que ocorreu no primeiro turno, o Cruzeiro, com um novo espírito e novo comandante, fará mais jogos em casa do que fora de Belo Horizonte na segunda metade do Brasileirão.

7 - É o terceiro melhor visitante da competição com 13 pontos

Com a vitória sobre o Figueirense, o Cruzeiro ostenta o título simbólico, até a 21ª rodada, de terceiro melhor visitante do Campeonato Brasileiro. São 13 pontos conquistados longe de Belo Horizonte, um a menos do que Palmeiras e Flamengo, primeiro e segundo na lista, consecutivamente.

8 - Quatro jogos sem derrotas. Oito pontos conquistados dos últimos 12 disputados

Com Mano Menezes no comando, o Cruzeiro alcançou oito pontos nos últimos quatro jogos. Foram duas vitórias e dois empates. Essa é a melhor sequência de invencibilidade do time no Brasileirão. A equipe celeste venceu o Internacional, empatou com o Corinthians, empatou com o Coritiba e venceu o Figueirense.

9 - Mais opções para Mano Menezes montar o time: Alisson, Élber e Ariel Cabral fora do departamento médico, Denilson apto a estrear.

Tirando os casos de lesões mais graves (Dedé, Fábio, Judivan e Mayke), o técnico Mano Menezes recebe reforços para a montagem do time titular. Os meia-atacantes Alisson e Élber voltaram a trabalhar com bola, assim como o volante Ariel Cabral. Ambos se recuperaram de lesões e podem ser boas opções nas próximas rodadas.

10 - Faro de gol de Ramón Ábila, autor de cinco gols em oito jogos

Contratado a “peso de ouro”, o atacante argentino Ramón Ábila mostra muito serviço em seus primeiros jogos no clube. Com boa parceria com Rafael Sóbis, o avante já marcou cinco gols nos últimos oito jogos e caiu no gosto do torcedor. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por