quebrar recorde

A 100 dias dos Jogos Olímpicos, Brasil projeta superar marca de Tóquio

Instalações para receber as delegações entraram em reta final de construção

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 17/04/2024 às 17:41.
Brasil projeta superar medalhas conquistadas em Tóquio (Reprodução / Instagram cbginastica)

Brasil projeta superar medalhas conquistadas em Tóquio (Reprodução / Instagram cbginastica)

A quarta-feira (17), é marcada pelos 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam no dia 26 de julho, na capital francesa. Com a proximidade do evento, o time brasil já conta com 185 atletas confirmados na competição. 

O grande objetivo coletivo nesta edição é conseguir superar as 21 medalhas conquistadas, - recorde até aqui - e a 12ª colocação do quadro de medalhas em 2020, no Japão. Essa foi a melhor posição na história brasileira, superando o 13º lugar no Rio de Janeiro.

Em Tóquio, 88% da delegação foi formada por atletas ligados a clubes parceiros do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).  Das 21 medalhas, 15 foram de atletas de clubes formadores. Em Paris, levando em conta os dados atuais, as equipes que mais têm competidores convocados para a tradicional competição são: Pinheiros (SP), Unisanta (SP), Praia Clube (MG), Flamengo (RJ) e Sogipa (RS), todos integrados ao CBC. 

Entre eles, Alisson dos Santos (atletismo), Darlan Romani (arremesso de peso), as judocas Rafaela Silva e Mayra Aguiar, Marcus D’Almeida (tiro com arco), além de Martine Grael e Kahena Kunze na vela, são as grandes esperanças de medalhas. 

"Os clubes, historicamente, sempre revelaram grandes nomes para o esporte olímpico. Hoje, com o suporte do CBC, eles conseguem potencializar a sua atuação, oferecendo uma boa estrutura física e técnica para o desenvolvimento de seus atletas. Os frutos dessa parceria estão surgindo e continuarão aumentando ao longo dos próximos anos”, ressaltou Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.

Brasil está pronto para fazer história na França nos Jogos Olímpicos (Reprodução / Instagram Time Brasil)

Brasil está pronto para fazer história na França nos Jogos Olímpicos (Reprodução / Instagram Time Brasil)

Infraestrutura

A construção dos locais temporários que irão receber a delegação brasileira e as demais iniciaram na Place de La Concorde, em Paris. Os organizadores estão preparando os três mil apartamentos da Vila Olímpica, que receberão 14.500 pessoas, entre atletas e integrantes das delegações. Já as infraestruturas permanentes foram concluídas e estão aptas para receber os jogos. 

Visando a segurança desde a cerimônia de abertura, o governo francês mobilizará cerca de 45.000 seguranças. Mais de 300 mil pessoas são aguardadas em Paris, às margens do rio Sena, para acompanhar o evento inaugural. Paris informou ainda que um “perímetro de segurança antiterrorista” será feito nos dias que antecedem a abertura, com público limitado.

Nesta quarta-feira (17), foi liberada mais uma fase de venda de ingressos para todas as modalidades. Cerca de 250 mil bilhetes foram disponibilizados no site oficial da competição: tickets.paris2024.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por