Adeus, R10: Maradona elegeu Ronaldinho como 'mi sucesor' e irmãos jogaram juntos no Japão

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
17/01/2018 às 15:43.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48
 (Divulgação)

(Divulgação)

Em 2004, Ronaldinho ainda estava na sua primeira temporada pelo Barcelona. Voava, já era tratado como astro na Catalunha. Ao jornal Sport, da região, Diego Maradona reverenciava o dono da camisa 10 blaugrana: https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2004/04/06/ult59u82283.jhtm.

R10 ganharia o primeiro prêmio de melhor do mundo no fim daquele ano. Ele encontrou Maradona em outras ocasiões, como na Olimpíada de 2008 em Pequim. A ligação dos dois começou anos antes, porém, e de forma indireta. 

Diego Maradona e Ronaldo de Assis Moreira se tornaram gênios do futebol. E a genética teve outros representantes no esporte. Os irmãos dos dois atacantes,
Hugo Maradona e Roberto Assis Moreira, foram colegas de time no Japão.Reprodução

Assis e Hugo Maradona no Sapporo-JAP

Hugo, nove anos mais novo que Diego. Roberto, nove anos mais velho que Ronaldo. Defenderam as cores rubro-negra do Consodole Sapporo, do Japão, entre julho e dezembro de 1998.

Assis havia chegado recentemente do Sporting-POR, onde foi emprestado para Vasco, Fluminense e FC Sion. Hugo Maradona estava na equipe desde 1997, quando já havia atuado em outras equipes do país asiático.

Se ambos não chegaram perto do talento dos irmãos, Assis surgiu no Grêmio como grande promessa, mas foi prejudicado por conta de cirurgia no joelho. Já Hugo, também revelado no mesmo time de Diego (Argentinos Juniors) tentou a sorte na Itália e na Espanha, até encerrar a carreira no Paraguai. 

DUELOS EM CASA
Diego Maradona e Ronaldinho tiveram o privilégio raro de duelar com os respecitivos irmãos. Em 1987, Maradona era a estrela do Napoli diante do Ascoli, no Campeonato Italiano de 1987. Foi a segunda partida das 13 que Hugo "El Turco" faria por lá, e derrota para o irmão mais velho.

Do lado gaúcho da disputa, R10 e Assis duelaram no Campeonato Francês, em 2001. Roberto, já em final de carreira (mesmo com 30 anos), estava no Montpellier, e já era reponsável por cuidar dos interesses de Ronaldinho. Reprodução / N/A

Em 2001, Assis estava em fim de carreira quando enfrentou R10 recém-chegado ao PSG. Veja o jogo aqui

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por