Agora só com o Brasileirão, São Paulo pega o Vitória para ficar longe da degola

Estadão Conteúdo
25/09/2016 às 12:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:58
 (São Paulo/Divulgação)

(São Paulo/Divulgação)

A disputa que resta ao São Paulo na temporada de 2016 começa para valer neste domingo. Em Salvador, o time encara o Vitória, às 16 horas, no estádio do Barradão, pela 27.ª rodada do Campeonato Brasileiro, para o início dos 12 compromissos finais que valem se manter na Série A e encerrar o ano de forma digna, longe do risco de queda, já que o G4 é uma meta complicada.

Pela primeira vez no ano, a equipe tem somente uma competição para disputar. O adeus à Copa do Brasil na última quinta-feira, na eliminação para o Juventude, da Série C, força o clube a ter de aumentar a preocupação com as últimas posições. Afinal, apesar de estar seis pontos acima da zona de rebaixamento, o São Paulo tem de enfrentar como visitante um adversário em condições parecidas e que também tenta sair da região perigosa da tabela de classificação.

Em caso de derrota, o risco do descenso volta a assombrar, embora matematicamente o São Paulo deva precisar de no máximo 12 pontos para escapar da Série B. A missão é simples, porém muito abaixo das expectativas de um ano em que se chegou a sonhar com o título da Copa Libertadores.

A trajetória descendente do time neste segundo semestre já leva a diretoria a começar a pensar na próxima temporada. É consenso no São Paulo que faltou planejar a equipe para a segunda metade do ano, após as saídas na janela de transferências. O erro vai fazer o clube terminar a temporada sem títulos, mais uma vez. De 2009 para cá, apenas a conquista Copa Sul-Americana de 2012 renovou a galeria de troféus do estádio do Morumbi.

O consolo do técnico Ricardo Gomes, que completou há poucos dias um mês no cargo, é ter notado evolução nas últimas partidas. "Temos pela frente um campeonato equilibrado, difícil e que é bem disputado tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo da tabela. Precisamos pensar neste ano, porque podemos evoluir ainda mais", explicou.

De Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o elenco viajou direto para Salvador. Por não poder atuar na Copa do Brasil, o atacante Robson, ex-Paraná, reforçou o grupo na viagem ao Nordeste. O jogador disputa vaga no time titular com Luiz Araújo, caso Kelvin, com problema no joelho, não possa atuar.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por