Álbum dos renegados: veja as 91 figurinhas que não estarão na Copa do Mundo da Rússia

Cristiano Martins e Frederico Ribeiro
Hoje em Dia - Belo Horizonte
05/06/2018 às 21:08.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:26
 (Panini/Divulgação)

(Panini/Divulgação)

Dúvidas, lesões e opções técnicas inesperadas "tiraram" da Copa da Rússia 15,8% dos jogadores eternizados no álbum oficial do Mundial, produzido pela empresa Panini sob licença da Fifa (veja a galeria abaixo). O balanço final é de 91 figurinhas erradas em um total de 576 nomes (18 por país).

A proporção é ligeiramente superior a 2010 (14%) e 2014 (13%), quando foram publicados 76 e 71 cromos equivocados, respectivamente, em um universo de 544 atletas (17 por seleção). Na primeira ocasião, a editora lançou um pacote de adesivos extras para substituição e atualização do Brasil. Na segunda, a novidade foi ampliada para todos os times.

Lançada há quase três meses, no dia 15 de março, a coleção de 2018 acabou surpreendida por eventos ocorridos neste intervalo até as convocações finais, confirmadas nesta segunda-feira (4) pela entidade máxima do futebol.

A equipe com mais figurinhas erradas é a Coreia do Sul (oito), seguida da França (seis). Por outro lado, todos os rostos previstos se confirmaram em cinco elencos: Peru, México, Suécia, Panamá e Senegal.

Desfalques

As contusões vetaram presenças certas como o brasileiro Daniel Alves (Paris Saint-Germain), o argentino Sérgio Romero (Manchester United) e os franceses Dimitri Payet (Olympique Marseille) e Laurent Koscielny (Arsenal).

A disputa acirrada pelas vagas e as mudanças de planos dos treinadores, porém, foram as principais "vilãs" do álbum da Rússia.

O caso mais repercutido após o fechamento das listas foi o do meia-atacante alemão Leroy Sané (Manchester City), preterido pelo técnico Joachim Löw depois de ter sido um dos destaques na conquista do Campeonato Inglês e eleito o melhor jogador jovem da competição.

Integram também o "álbum dos renegados" o espanhol Álvaro Morata (Chelsea), os portugueses André Gomes (Barcelona) e Nani (Lazio), os franceses Adrien Rabiot (PSG) e Alexandre Lacazette (Arsenal), o argentino Mauro Icardi (Internazionale), o alemão Mário Götze (Borussia Dortmund), o belga Radja Naingooglan (Roma) e o inglês Joe Hart (West Ham), para citar alguns exemplos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por