A queda do América para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro trará mudanças de rumo no planejamento da equipe para 2017. O Coelho está no mercado para reformular o elenco e pode contar com a "ajuda" da dupla Atlético e Cruzeiro. No Galo, o lateral-direito Alex Silva tem proposta de empréstimo encaminhada com o alviverde. Quem pode seguir os passos de Alex é Dodô, Wescley e Jesiel.

O trio que não deve ser aproveitado pelo Atlético ao longo da próxima temporada, tem outra opção de mercado, que é ser repassado à Ferroviária para a disputa do Campeonato Paulista. O time de Araraquara firmou parceria com o Atlético no ano passado e já contou com jogadores alvinegros emprestados no último Paulistão.

Dentre estes nomes citados, o meia-atacante Dodô ainda tem outra oferta na mesa: a de disputar o Catarinense pela Chapecoense. Ele permaneceria em Santa Catarina, uma vez que esteve emprestado ao Figueirense em 2016, na transferência que trouxe Clayton ao Atlético. Jesiel retornou de empréstimo junto ao Bragantino ainda na metade da temporada de 2016 e foi pouco aproveitado no Galo. Já o meia Wescley esteve no Ceará e é o mais velho da turma, com 25 anos.

O Atlético terá outros jogadores retornando de empréstimo. O atacante Rafael Moura, que também estava no Figueirense, o meia Marion (Santa Cruz), que pode ir para a Ferroviária, o zagueiro Donato (Londrina), o meia Leleu (campeão da Série C pelo Boa Esporte) e o armador Renan Oliveira (Náutico), que já defendeu o América por empréstimo e agrada ao técnico Enderson Moreira. O volante Fillipe Soutto, cria da base atleticana e que estava na Série B pelo Londrina, tem o contrato com o Galo se encerrando em 31 de dezembro e não deverá renovar.