Após a largada irregular e uma empolgante guinada, o América inicia o segundo turno da Série B, nesta sexta-feira (11), embalado rumo a um novo acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Presente no G-4 da competição há nove rodadas seguidas (quatro delas na liderança), o time mineiro recebe o lanterna Náutico no Estádio Independência, às 21h30, tendo a chance de abrir oito pontos de vantagem em relação ao quinto colocado Juventude.

De acordo com o site especializado Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, a equipe do técnico Enderson Moreira tem 82,9% de chances de retornar à Série A e 42,5% de conquistar também o título da Segundona.

Para subir, o Coelho não precisará sequer manter o desempenho do primeiro turno. Caso consiga repetir a campanha, o time alviverde chegará aos 72 pontos, sendo que, com 63 ou mais, as possibilidades de acesso já se tornam superiores a 99,2%.

Para seguir nos trilhos, o América aposta principalmente na força do Independência. Segundo melhor mandante da Série B, com 70% de aproveitamento em casa, o time alviverde ainda disputará nove partidas (27 pontos) contando com o apoio da torcida.

O que mais chama a atenção na campanha americana, contudo, é o equilíbrio. A equipe tem o quinto melhor rendimento como visitante (55,5%), a segunda melhor defesa (14 gols sofridos) e o terceiro melhor ataque (26 gols marcados).

Por outro lado, o Coelho corre o risco de perder seu principal destaque individual por um bom tempo. O atacante Bill está suspenso preventivamente e pode levar um “gancho” de até 18 jogos, caso seja condenado por conduta antidesportiva e agressão física.

Ele foi denunciado após confusão na derrota por 2 a 1 para o CRB e deverá ser julgado na próxima semana.

Boa Esporte

Vindo de seis jogos consecutivos sem derrota, o outro representante mineiro na Série B aparece a apenas três pontos do G-4 e com 20,9% de chances de conseguir o acesso, segundo o Probabilidades no Futebol. 

O time do técnico Nedo Xavier inicia o returno da competição em um confronto direto com o Vila Nova-GO, também hoje, às 20h30, no Estádio Serra Dourada.