Depois de cinco rodadas consecutivas na terceira colocação, o América assumiu a liderança provisória da Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Figueirense por 4 a 2, na noite desta sexta-feira (21), no estádio Independência.

Os gols alviverdes foram marcados por Luan, Norberto e Ruy, ainda no primeiro tempo, com Messias completando na etapa final. Nicolas Careca e Henan, em pênalti mal marcado, descontaram para os catarinenses.

Com a vitória, o Coelho alcançou os 30 pontos na classificação. Para consolidar o primeiro lugar, o Coelho ainda precisa "secar" o Juventude e o Guarani, ambos com 27.

Os dois concorrentes entram em campo para o complemento da 16ª rodada neste sábado, ambos fora de casa. Os gaúchos visitam o Oeste, em Barueri, às 19h, enquanto os paulistas vão a Alagoas enfrentar o CRB, no mesmo horário.

Sequência

O time do técnico Enderson Moreira não sabe o que é ser derrotado há dez rodadas. No período, venceu seis partidas e empatou as outras quatro, com 15 gols marcados e apenas três sofridos.

O próximo compromisso americano será o confronto direto com o Juventude, fora de casa. As duas equipes se enfrentarão daqui a uma semana, às 19h15 da sexta-feira (28).

"A nossa equipe está de parabéns pelo que vem mostrando, e não é de hoje. Agora é continuar nessa mesma batida, com humildade, sem achar que já subimos, porque ainda temos muito para mostrar", afirmou o goleiro João Ricardo à rádio Itatiaia.

FICHA DO JOGO

AMÉRICA 4 x 1 FIGUEIRENSE

AMÉRICA - João Ricardo; Norberto, Rafael Lima, Messias e Giovanni; Ernandes, Zé Ricardo, Matheusinho (Mike) e Ruy (David); Luan e Bill (Hugo Almeida). Técnico: Enderson Moreira

FIGUEIRENSE - Saulo; Dudu, Marquinhos, Ferreira e Juliano; Matheus Pereira (Luidy), Zé Antônio, Renan Mota e Robinho (Índio); Henan e Walterson (Nicolas Careca). Técnico: Marcelo Cabo

GOLS - Norberto, aos 15, Luan, aos 18, e Ruy, aos 31 minutos do primeiro tempo; Nicolas Careca, aos 12, Messias, aos 29, e Henan (pênalti), aos 47 minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS - Ruy; Zé Antônio

LOCAL - Estádio Independência, em Belo Horizonte

PÚBLICO - 3.236 presentes

RENDA - R$ 17.777,00​