O América está firme na briga por uma vaga na semifinal do Campeonato Mineiro 2017. Na tarde deste domingo (19), em partida válida pela oitava rodada, o Coelho venceu o América de Teófilo Otoni, por 2 a 0, com gols de Renan Oliveira e Messias. Com o resultado, se manteve no G-4, com 14 pontos, em terceiro lugar.

São concorrentes diretos do Coelho a uma vaga na semifinal do Mineiro a URT, o Uberlândia, a Caldense e o Tombense. Os dois primeiros somam 13 e 12, respectivamente, enquanto os dois últimos estão empatados com 11 pontos, mas a Caldense tem um saldo melhor de gols.

Tupi, com oito pontos, e Villa Nova, com sete, correm por fora. Os lanternas são Democrata-GV e América-TO, ambos com quatro pontos e, atualmente, rebaixados.

O Coelho tem ainda três partidas e mantém boas chances de permanecer no G-4. O próximo jogo é contra o Tricordiano, no próximo sábado (25), no Independência, às 18h30. Na décima rodada o Coelho enfrentará o Tupi, em Juiz de Fora, no dia 2/4 e, para fechar a fase classificatória do Mineiro, receberá o Villa Nova, no dia 9/4, no Independência.

 

O Jogo

As equipes começaram o jogo neste domingo (19) com velocidade, mas sem alcançar boas chances de gols. As melhores oportunidades foram criadas pela direita, principalmente pelo volante Gustavo Blanco, mas faltava finalização. E foi justamente dos pés dele nasceu a jogada que abriu o placar, aos 36 minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque, o volante recebeu a bola, pela direita, e entrou na grande área. Marcado por dois defensores do América-TO, tocou para trás, para Renan Oliveira, que chutou cruzado, sem chances para o goleiro Marcelo Carné.

Pouco depois, aos 42 minutos o América-TO desperdiçou a melhor chance que teve de fazer gol na peimeira etapa. O atacante Edinho sofreu falta na entrada da área do Coelho mas, na cobrança, Bruno Barros chutou muito alto, direto pra fora.

No segundo tempo ambas equipes voltaram a campo sem alterações. O time da casa começou mais aguerrido, em busca do empate, mas sem qualidade na construção de jogadas e finalizações. O Coelho conseguiu segurar o placar, e insistia em ampliar a vantagem, mas não conseguia. Aos 15 minutos o goleiro João Ricardo sentiu a virilha, e o reserva Fernando Leal foi para o aquecimento, mas não foi necessária a substituição.

A primeira mudança foi feita aos 24 minutos, com a saída de Rogélio Ávila para a entrada do atacante Somália no time da casa. Aos 29 minutos, Mike foi derrubado na entrada da grande área, pelo lado direito. Na cobrança, Messias dentro da pequena área cabeceou para baixo, e Marcelo Carné fez grande defesa.

Aos 35, uma substituição de cada lado. Enquanto no América-TO entrou o atacante Vieira no lugar do volante Geovane, no Coelho Mike deu lugar ao Marion, para dar mais velocidade ao ataque.

As alterações aumentaram o ritmo do jogo, e logo após entrar Vieira quase marcou após receber lançamento de Bruno Barros, mas cabeceou pra fora.

Aos 41 minutos, o América-TO fez a última substituição, com a saída de Victor e a entrada de Ramón. Na sequência, em cobrança de falta da esquerda, o zagueiro Messias cabeceou novamente, desta vez direto para as redes, e garantiu a vitória. Logo após o segundo gol, o técnico Enderson Moreira quis fortalecer a defesa, e tirou o lateral Pará para a entrada do zagueiro Renato Justi.

A última chance do time da casa foi com a cobrança de falta de Emerson, que isolou a bola para longe do gol de João Ricardo.

FICHA

América-TO

Marcelo Carné; Gleisinho, Emerson, Diego Rosa e Bruno Barros; Kalu, Geovane (Vieira), Pedrinho e Victor (Ramón); Rogélio Ávila (Somália) e Edinho

Técnico: Marcelo Buarque

 

América

João Ricardo; Alex Silva, Messias, Rafael Lima e Pará (Renato Justi); Juninho, Gustavo Blanco, Christian Sávio e Renan Oliveira (Tony); Mike (Marion) e Hugo Almeida

Técnico: Enderson Moreira

 

GOLS: Renan Oliveira, aos 36 minutos do primeiro tempo; Messias, aos 41 minutos do segundo tempo

CARTÕES AMARELOS: Geovane, Alex Silva, Gleisinho, Marcelo Carné e Kalu (2x)

CARTÕES VERMELHOS: Kalu

ARBITRAGEM: Ricardo Marques Ribeiro,

PÚBLICO: 1.988

RENDA: R$ 25.530

LOCAL: Nasrri Mattar, em Teófilo Otoni