Com Fábio Júnior inspirado, América vence o xará e entra no G-4

Wallace Graciano - Hoje em Dia
28/03/2013 às 00:04.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:20
 (Carlos Cruz)

(Carlos Cruz)

Com autoridade. Mesmo saindo atrás no placar, o América conseguiu se acertar em campo e virou o marcador sobre o xará de Teófilo Otoni, vencendo por 3 a 1 o embate realizado nesta quarta-feira (27), no estádio Nassri Mattar. Fábio Júnior foi o nome da partida, ao anotar dois gols e dar assistência para Rodriguinho também deixar o dele. Daniel Rodrigues foi o autor do único tento do Dragão.

Agora o América, que subiu provisoriamente para a quarta colocação, com 12 pontos, terá dez dias para se preparar para o clássico contra o Cruzeiro, que acontece no dia 7 de abril, um domingo, às 16 horas no Mineirão. O time de Téofilo Otoni, por sua vez, terá de juntar os cacos para se livrar da lanterna do torneio. Seu próximo adversário será o Villa Nova, em casa, no mesmo dia 7 de abril, porém às 10 horas.

Pelo meio

Quando chegou ao América, Paulo Comelli atestou que um dos principais obstáculos que teria para reestruturar a equipe alviverde seria organizar o meio-campo, que não conseguia fazer uma ligação de qualidade com o setor ofensivo. Aos poucos, o comandante vem mostrando que sua teoria tinha sentido. Ao reforçar a meia cancha, atuando com cinco jogadores no setor, o Coelho conseguiu mostrar bom futebol mesmo no apertado gramado do estádio Nassri Mattar.

Porém, para tomar as rédeas da partida, o Coelho penou. Os primeiros minutos do embate desta quarta-feira foram de domínio do time da casa, que tenta fugir da zona da degola. O América do Vale do Mucuri mostrou sua força e chegou em três oportunidades com perigo ao gol do Neneca. Em uma dessas, aos 17 minutos, não teve perdão. Leandrinho escapou pela direita e centrou a bola. Daniel, em velocidade, se antecipou à zaga e cutucou para a rede. 1 a 0 para o time de Teófilo Otoni.

Porém, o Coelho não acusou o golpe. Continuou trocando passes pelo meio e, aos poucos, ultrapassava os raros espaços da retranca alvirrubra. Uma dessas triangulações, aos 21 minutos, surtiu em falta próxima à área, que Nikão cobrou com violência em direção ao gol de Raphael Barrios. O arqueiro não conseguiu segurar com firmeza e Fábio Júnior, como manda o figurino, estava lá para conferir o rebote. 1 a 1.

Com o passar do tempo, o time da casa foi se acuando, enquanto o Coelho aproveitava o gol para pressionar. Assim chegou ao tento de desempate, aos 36 minutos, quando Fábio Júnior recebeu belo passe na entrada da área. Ao invés de girar e chutar, o artilheiro virou “garçom” e escorou para Rodriguinho mandar para o barbante. 2 a 1.

O time comandado por Paulo Comelli tinha como principal trunfo a variação de jogadas. Ora atacava pelo meio, ora explorava as pontas. Assim, conseguiu confundir a marcação do Dragão e chegar ao terceiro gol. Aos 40 minutos, Wanderson escapou em velocidade pela esquerda e só foi derrubado dentro da área. Pênalti. Na marca do cal não tem perdão para o matador e Fábio Júnior cobrou como manda o script: goleiro para o lado, bola para o outro. 3 a 1 apontou o placar ao final da primeira etapa.

Movimentado

Se o primeiro tempo foi movimentado, o segundo não fugiu à tônica. Com a “corda no pescoço”, o Dragão foi com tudo ao ataque, tentando utilizar do domínio territorial para conseguir reverter o prejuízo.

Porém, ao partir em ofensiva, o time do Vale do Mucuri abria espaços lá atrás. O Coelho soube aproveitá-los e assustou a meta adversária em contra-ataques. O quarto gol só não saiu por por mero capricho. Em duas chances, aos 11 e aos 28 minutos, Fábio Júnior fugiu às suas características e perdeu boas oportunidades de deixar o marcador mais dilatado. Aos 40, o capricho até que veio através do belo voleio acertado por Nikão, mas o arqueiro Raphael Barrios não queria buscar a bola mais uma vez dentro do gol.

Para alegria da torcida da capital, os gols perdidos não fizeram falta e o setor defensivo soube se sustentar em meio à pressão adversária. Os três pontos conquistados no Vale do Mucuri deixam o América vivo na disputa por uma vaga no G-4. Mais que isso: mostram que o fraco futebol do início do Campeonato Mineiro já é coisa do passado e que, aos poucos, o Coelho vai se reerguendo na peleja.   FICHA TÉCNICA AMÉRICA-TO 1 X 3 AMÉRICA   América-TO: Raphael Barrios, Araújo, Rancharia, Rodrigo Sena (Clênio); Iran (Flávio Lopes), Elder, Luisinho, Luciano Mourão, Leandrinho e Daniel; Anderson Grafite (Hyago). Técnico: Gilmar Estevam América: Neneca, Patrick, Lula, Everton Luiz, Wanderson; Leandro Ferreira, Doriva, Juninho, Nikão (Júnior Lemos) e Rodriguinho (Geovanni); Fábio Júnior (Felipe). Técnico: Paulo Comelli   Gols: Daniel Rodrigues (aos 17'), Fábio Júnior (aos 21'), Rodriguinho (aos 36') e Fábio Júnior (pênalti) (aos 41' do 1º tempo) Data: 27 de março de 2013 Motivo: Jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro Cidade: Teófilo Otoni Estádio: Nassri Mattar Árbitro: Wanderson Alves de Souza Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Breno Rodrigues Cartões amarelos: Rodriguinho, Juninho e Leandro Ferreira (América); Araújo, Luciano Mourão e Anderson Grafite (América-TO)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por