Amistoso contra a França é próximo desafio do time feminino do América após título invicto

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
11/07/2016 às 14:07.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:15
 (GIAZI CAVALCANTE/DIVULGAÇÃO)

(GIAZI CAVALCANTE/DIVULGAÇÃO)

Primeiro veio a profissionalização, em março deste ano. Depois, a goleada história por 34 a 0 sobre o Santa Maria, em abril. E, por último, o título invicto da Copa BH, neste domingo (11), com campanha invicta e média de 8,7 gols por partida. Agora, o time feminino do América sonha cada vez mais alto, a começar por um amistoso contra a França, terceira colocada no ranking mundial da Fifa, marcado para o próximo dia 29 de julho.

A equipe alviverde foi convidada para o desafio pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) e pela própria delegação francesa, cuja base para os Jogos Rio 2016 será o Sesc Venda Nova, local da partida. E a preparação já começou. Sem folga para comemorar o título, as Coelhinhas vão manter a agenda de treinamentos até o desafio internacional, com a cabeça voltada também para o início do Campeonato Mineiro, em setembro.

A Copa BH é a primeira conquista do time feminino do América desde a criação da categoria, há um ano. Antes do título, a equipe mineira acumulava, em competições oficiais, um sétimo lugar no Brasileirão e um vice-campeonato estadual em 2015, além da eliminação na primeira fase do campeonato nacional desta temporada.

"Infelizmente, nós disputamos os dois campeonatos (nacional e estadual) simultaneamente no segundo semestre, e, neste ano, o Brasileirão começou em fevereiro, pegou a gente um pouco de surpresa, não tivemos o tempo ideal de preparação. Mas, para os próximos torneios, vamos manter treinando o ano todo, pois já estamos profissionalizadas, e com certeza ajuda muito não ter que se dedicar a outras atividades", afirma a jogadora Kamila Chaves.

Aos 23 anos, a atacante foi a artilheira da Copa BH, balançando a rede 22 vezes e ajudando o América a conquistar o troféu com 14 vitórias, 122 gols marcados e apenas quatro sofridos (veja a campanha completa abaixo).

"A gente treina bastante finalização e conversa muito sobre esse foco de fazer gols, vencer e não diminuir o ritmo. Principalmente pensando nos próximos campeonatos, para chegar com um bom nível, pois vamos enfrentar adversários mais qualificados. Infelizmente, não são todos os times daqui que estão tendo a chance de treinar todo dia, de contar com algum apoio e patrocinadores", avalia a goleadora do primeiro e único time feminino profissional do Estado.

EVOLUÇÃO - Criado no ano passado, time feminino tornou-se profissional e conquistou primeiro título oficial

Seleção

Enquanto se preparam para enfrentar a França, as Coelhinhas dão uma pausa nos treinamentos nesta terça-feira (12) para acompanhar a convocação do técnico Vadão para a Seleção Brasileira Feminina que disputará a Olimpíada. Com passagens recentes pelo América, a zagueira/lateral Rafa e a volante Thaísa são aguardadas na lista.

"Não deixa de ser um incentivo para nós. A gente chega a pensar em uma convocação. Eu já tive passagens pela seleção de base, e no momento, penso em ajudar o América e também, quem sabe, ter uma projeção nacional. A gente fica na esperança de que vai aparecer uma oportunidade um dia", conclui Kamila.

Campanha na Copa BH de Futebol Feminino

Primeira fase
América 11 x 0 Estrela Azul
Inter/Frigoarnaldo 0 x 5  América
Manchester 0 x 4 América
América 34 x 0 Santa Maria
América 16 x 0 Radiante

Segunda fase
América 15 x 1 Santa Tereza
Inter/Frigoarnaldo 0 x 2 América
América 6 x 0 Paraíso
Prointer 1 x 3 América
América 4 x 1 Manchester

Semifinais
Prointer 0 x 5  América
América 8 x 0 Prointer

Finais
Manchester 1 x 6 América
América 3 x 0 Manchester

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por