Amor à bola é combustível para meninas do América

Henrique André - Hoje em Dia
30/07/2015 às 07:44.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:08
 (Frederico Haikal)

(Frederico Haikal)

Enquanto jogadores dos grandes clubes ostentam carros de luxo pelas ruas da capital, a goleira do time feminino do América, Manuela Guimarães, abastece todo tipo de veículo durante o expediente como frentista. Camisa 1 da equipe apresentada nesta quarta-feira (29) no CT Lanna Drummond, a atleta amadora de 26 anos supre o “trabalho voluntário” no clube exercendo a função em um posto na região de Venda Nova.

Ela e as outras 28 jogadoras não receberão salários para defender o Coelho no Campeonato Mineiro e no Brasileirão. “Como trabalho no posto à noite, os horários dos treinos batem com os do serviço. Estou trocando as folgas com os colegas de trabalho para poder treinar”, conta Manu, referindo-se às atividades noturnas no clube, às quartas e sextas-feiras.

De acordo com a assessora do departamento de futebol feminino do Coelho, Bárbara Fonseca, o clube ajudará apenas a bancar os gastos com viagens e questões de logística. Ela, porém, prevê uma remuneração mensal às atletas assim que surgirem os primeiros patrocinadores.

Um dos presidentes do Conselho Gestor do América, Alencar da Silveira Júnior conta que ainda não tem uma estimativa dos gastos com a equipe.

Enquanto isso, Manu e as colegas terão que se virar para conciliar o futebol com os empregos. “No nosso elenco tem secretária, profissional de educação física, cabeleireira, empresárias e várias outras profissões”, revela Bárbara.

Revelação

Um dos destaques da equipe feminina do América, a atacante Bruna Tavares, de 20 anos, mal chegou ao clube e já está de malas prontas para jogar no exterior.

Ela foi convidada para atuar por um time universitário dos Estados Unidos após boas atuações com a camisa do Santa Cruz, clube amador da região Nordeste de Belo Horizonte.

Por isso, defenderá o Coelho somente até setembro. “Terei os estudos e todos os outros gastos pagos pela universidade”, explica Bruna, que recentemente deixou o emprego em uma auto-escola para preparar a viagem.

“Fico feliz com a porta que o América está abrindo para o futebol feminino. Espero que os outros clubes grandes de Belo Horizonte (Atlético e Cruzeiro também comprem essa ideia”, afirma a atacante.

O time treinado por Gabriel Magalhães estreia no Estadual fora de casa, neste domingo, às 15h, contra o Real Caeté. Já a caminhada no Brasileiro começa em 9 de setembro. Nas partidas como mandante, a equipe receberá as adversárias no campo da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), no bairro Nova Floresta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por