Aos montes pelo Parque Olímpico, Japoneses já projetam Olimpíada de 2020

Henrique André
Enviado especial
02/08/2016 às 16:39.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:07
 (Henrique André)

(Henrique André)

RIO DE JANEIRO - As competições da Olimpíada no Brasil nem começaram e a próxima, em 2020 no Japão, já está em cena. No país para observar de perto os Jogos, milhares de jornalistas japoneses tomam conta do Parque Olímpico e podem ser vistos também por todas as partes do Rio de Janeiro.

Nascida em Tóquio, Naoko Ando está há cinco anos no Brasil, onde conclui um curso superior em São Paulo. Na "Cidade Maravilhosa", ela auxilia as equipes de imprensa do Oriente e sente o clima olímpico pela primeira vez. Daqui a quatro anos, inclusive, já projeta estar do outro lado do mundo trabalhando no maior evento esportivo do planeta. De lá, segundo ela, o que se espera é mais organização; característica típica do povo nipônico.

Com português quase fluente, Naoko se diz espantada com o trânsito na capital carioca. Hospedada em Copacabana, na região Sul, ela gasta cerca de duas horas para chegar ao Parque, localizado na Barra, do outro lado da cidade. Outra coisa que chama a atenção da japonesa são as falhas de comunicação para quem trabalha na Olimpíada brasileira. A falta de placas e de algumas informações, segundo ela, também deixam a desejar. Otimista, porém, ela acredita que o evento será um sucesso por aqui.

Acompanhando de perto o Japão, Naoko esteve em Belo Horizonte, em 2014, quando seu país realizou duas partidas pela Copa do Mundo na "terra do Uai-Sô". Sobre os mineiros, ela destaca a receptividade. Em relação ao estado, a japonesa diz ser muito bonito e acolhedor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por