Após 12 edições, centroavante Fred encerra 'maldição do artilheiro' no Campeonato Mineiro

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
07/05/2017 às 20:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:27

O atacante Fred, do Atlético, termina o Campeonato Mineiro de 2017 não apenas como artilheiro, mas também como principal nome desta edição do Estadual. Com dez gols e quatro assistências na competição, o camisa 9 teve papel fundamental na campanha do 44º título alvinegro.

Com o prêmio individual, o jogador de 33 anos torna-se o primeiro da história a ser artilheiro do Campeonato Mineiro com as camisas dos arquirrivais Atlético e Cruzeiro. Ele já havia sido o goleador máximo do torneio em 2005, com 13 tentos pela Raposa.

Curiosamente, Fred quebra em 2017 um jejum de 12 anos, iniciado antes daquela edição. O artilheiro não vencia o Campeonato Mineiro desde 2004, quando Alex balançou a rede 14 vezes e foi campeão pelo Cruzeiro. A "maldição" durou até o ano passado, quando o artilheiro Robinho viu o América ficar com o troféu.

Artilheiros do Mineiro desde a edição 2004

O herói do título alvinegro, porém, esteve perto de tornar-se um vilão. Suspenso por três partidas devido a uma expulsão no clássico da primeira fase, Fred balançou a rede pela última vez no Mineiro há mais de um mês, no triunfo por 2 a 0 sobre a URT (no período, o Galo disputou seis jogos).

Mesmo assim, o ritmo elevado na reta inicial da temporada garantiu uma ótima média de 0,83 gol por partida e, principalmente, ajudou o Atlético a conquistar a liderança da fase de classificação e a vantagem nas etapas finais.

“Para mim, representa muito. Um ano de Galo, eu já estava ficando desesperado para ganhar esse título. Acho que esse foi o Estadual com a maior pressão, pela rivalidade. Graças a Deus, nós vencemos o adversário no momento que precisávamos vencer e fomos campeões. Crescemos na hora decisiva, porque nosso time tem personalidade, tem jogadores experientes e, principalmente, vencedores”, afirmou Fred, em entrevista à TV Globo.

Contratado em junho do ano passado, o atacante já havia sido artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2016 pelo Atlético.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por