Após futebol, FBI investiga time de beisebol por suposta espionagem a rival

Estadão Conteúdo
16/06/2015 às 19:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:30

O futebol não é único esporte em que o FBI e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estão trabalhando. O St. Louis Cardinals, segundo time mais vencedor da liga de beisebol dos EUA, está sob investigação por espionar o rival Houston Astros. A informação foi publicada pelo jornal The New York Times nesta terça-feira. Segundo a reportagem, as autoridades obtiveram evidências de que funcionários dos Cardinals tentaram coletar informações sobre recrutamento de jogadores, negociações com outros times e estatísticas dos atletas do time adversário.

Ainda não foram divulgados quais pessoas da equipe de St. Louis estiveram envolvidas e nem se a diretoria do clube sabia ou autorizou tal ação. O jornal norte-americano ressalta que este seria o primeiro caso em que uma equipe profissional invade o sistema de um concorrente.

Também não se sabe ainda qual a motivação para o ataque cibernético. O jornal escreve que isso pode estar ligado à saída do ex-diretor Jeff Luhnow, que trabalhou em St. Louis entre 2003 e 2011. Responsável pela contratação de jogadores, Luhnow montou um dos times mais bem-sucedidos das últimas temporadas. Nos nove anos em que esteve em St. Louis, a equipe chegou a cinco pós-temporadas, três finais da MLB e dois títulos.

Em dezembro de 2011, Luhnow foi contratado como gerente-geral do Houston Astros, uma das franquias menos vencedoras da Major League Baseball, com apenas um vice-campeonato desde sua fundação, em 1962. Após duas temporadas ruins em 2012 e 2013, o time conseguiu se reestruturar em 2014 e atualmente lidera sua divisão e é o segundo time na classificação geral, atrás, do St. Louis Cardinals.

Enquanto trabalhava em seu antigo time, o diretor criou um sistema online para guardar as informações dos jogadores e, ao se mudar para Houston, criou algo semelhante, com a avaliação dos técnicos, psicólogos e fisiologistas. Preocupados com uma possível transferência de informações para seu novo clube, alguns funcionários dos Cardinals forçaram o acesso ao programa dos Astros.

Em nota, o St. Louis Cardinals informou estar ciente da investigação e que "o time tem cooperado com o trabalho do FBI e continuará a ajudar. Como é uma ação federal em andamento, não é apropriado que façamos novos comentários." O Houston Astros seguiu a mesma linha, dizendo que "é uma investigação federal e que não devemos nos manifestar."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por