Após polêmica, Tóquio revela projetos para construção de estádio olímpico

Estadão Conteúdo
14/12/2015 às 10:48.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19

Dois grupos competem pelo lucrativo contrato para a construção do novo estádio olímpico de Tóquio. O Conselho de Esportes do Japão apresentou os projetos nesta segunda-feira (14) e disse que o vencedor será escolhida ainda neste mês. O órgão não identificou quais as empresas propuseram os projetos.

Os dois projetos são mais discretos do que o plano original, da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, que foi cancelado devido à controvérsias, principalmente em relação ao seu custo. "Nós vamos trabalhar para garantir um estádio que será amado por todos", disse Kazumi Daito, presidente do Conselho de Esportes, ao anunciar os planos, que ele disse que vai priorizar os atletas e também enfatizará a acessibilidade para os deficientes, idosos e crianças.

O trabalho de construção do estádio, com capacidade para 80 mil espectadores, acabou sendo adiado, o que provocou um grande embaraço para os organizadores da Olimpíada de Tóquio, além de temores sobre o tempo de conclusão das obras.

O "Projeto A" possui uma cobertura relativamente plana e se encaixa com a vegetação circundante, com arbustos ao longo da parte externa e uma altura de 50 metros. A estrutura de aço e madeira ecoa lembranças de projetos tradicionais e possui um centro esportivo abaixo da superfície. O custo é estimado em 153 bilhões de ienes.

O "Projeto B", com 54,3 metros de altura, possui paredes exteriores de vidro e se destina a refletir os tradicionais conceitos asiáticos dos elementos madeira, fogo, terra, metal e água. O seu custo estimado é de 153,7 bilhões de ienes.

Ambos os projetos garantem a conclusão das obras até 30 de novembro de 2019. A nova arena vai substituir o Estádio Nacional, que foi construído no final dos anos 1950 e foi o palco principal da Olimpíada de 1964.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por