Artilheiros isolados, Fred e Rafael Sóbis buscam reeditar disputa de 2005 por Chuteira de Ouro

Cristiano Martins e Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
23/02/2017 às 19:28.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:41

Depois de Robinho ter levado o último Prêmio Artilheiro do Ano para casa, com 25 gols marcados pelo Atlético em 2016, outros dois atacantes em atividade no futebol mineiro se mostram dispostos a disputar o Troféu Friedenreich na atual temporada.

Com seis gols em menos de um mês de competições oficiais, o atleticano Fred e o cruzeirense Rafael Sóbis começaram 2017 em alta. O primeiro é artilheiro isolado do Campeonato Mineiro, e o segundo, da Copa do Brasil.

O feito chama atenção não só no âmbito estadual, como também no cenário nacional. Dentre os atacantes dos principais times do Brasil, apenas Paolo Guerrero, Henrique Dourado e Kieza têm os mesmos números até o momento.

O camisa 9 do Flamengo balançou a rede seis vezes no Campeonato Carioca, enquanto os centroavantes de Fluminense e Vitória anotaram quatro gols nos Estaduais e mais dois na Copa do Brasil, cada um.

Túnel do tempo

Se mantiverem o aproveitamento pelo restante da atual temporada, os dois jogadores vão reeditar uma disputa registrada há 12 anos. Com a camisa do Internacional, Sóbis balançou a rede 25 vezes em 2005, fazendo daquele o ano com mais gols em toda a carreira.

O camisa 7, contudo, teve que se contentar com os troféus de melhor atacante nos prêmios Bola de Prata e Craque do Brasileirão. A Chuteira de Ouro foi parar na prateleira justamente do rival, autor de ao todo 39 gols pela Raposa.

Goleador máximo do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil naquele ano, Fred acumula ainda outras seis artilharias no currículo, feito ainda inédito para Sóbis.

Se ele (Sóbis) continuar fazendo gols, vai continuar. No ano passado ele fez poucos, neste ano fez muitos. Por questão de lógica, vamos deixá-lo na posição"Mano Menezes,técnico do Cruzeiro

Referência

Rivais em Minas Gerais, Fred e Sóbis têm boas lembranças da época em que formavam uma dupla de sucesso no Fluminense, entre 2011 e 2014. Naquele tempo, o cruzeirense atuava como segundo atacante, função desempenhada também durante a maior parte da temporada passada na Raposa, ao lado do argentino Ramón Ábila.

Neste ano, porém, o camisa 7 vem sendo escalado como um verdadeiro “9” e deixando o hermano no banco. O resultado é um total 50% maior de gols já marcados em relação a todo o ano anterior, quando superou os goleiros quatro vezes em 28 jogos.

Concorrência

Se têm os números em comum, os dois adversários vivem situações um pouco diferentes nas respectivas equipes. Titular absoluto no Atlético desde o ano passado, Fred viu a concorrência diminuir após a venda do argentino Lucas Pratto para o São Paulo, há duas semanas.

Coincidência ou não, o centroavante alvinegro marcou cinco dos seis gols após a negociação, incluindo um “hat-trick” na vitória por 4 a 1 sobre o América, no último domingo, pelo Estadual.

O atacante do Cruzeiro, por sua vez, convive de perto com a sombra de Ábila. Substituído pelo concorrente nas partidas em que a Raposa foi a campo com o “time alternativo”, Sóbis tem apenas um gol a mais que o colega em 2017.

O estrangeiro era o artilheiro da equipe celeste em partidas oficiais, com cinco gols, até a esmagadora vitória por 6 a 0 sobre o São Francisco-PA, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, quando o camisa 7 balançou as redes em quatro oportunidades.

 Editoria de Arte

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por