Atlético busca vitória para garantir liderança e ‘fator casa’ no mata-mata da Libertadores

Cristiano Martins
csmartins@hojeemdia.com.br
15/05/2017 às 22:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:34

O Atlético já está classificado para as oitavas de final da Copa Libertadores. O time alvinegro, porém, entra em campo com uma importante missão diante do Godoy Cruz-ARG, nesta terça-feira (16), às 21h, no Independência.

O confronto direto vale a primeira posição do Grupo 6. Assim, um triunfo por qualquer placar colocaria o Galo em vantagem no sorteio. Na próxima fase, os líderes enfrentarão os segundos colocados, tendo o benefício do mando de campo nos jogos de volta.

Além disso, o vencedor do duelo no Horto ainda terá possibilidades matemáticas de terminar a fase de grupos na primeira colocação geral, garantindo assim o “fator casa” também nas etapas seguintes, até uma eventual final.

Para isso, o Atlético precisaria também torcer contra alguns concorrentes de outras chaves. Barcelona-EQU e Botafogo (Grupo 1), Santos ou The Strongest-BOL (Grupo 2), River Plate-ARG (Grupo 3), Palmeiras (Grupo 5), Nacional-URU ou Lanús-ARG (Grupo 7), Grêmio e Guarani-PAR (Grupo 8) ainda podem atingir entre 13 e 16 pontos na fase de classificação.

Lesão grave

A diretoria atleticana ganhou ontem uma “dor de cabeça” para o mata-mata. O lateral-direito Carlos César sofreu uma ruptura de ligamento, será submetido a cirurgia no tornozelo esquerdo e ficará vetado por até quatro meses.

Poupado por desgaste muscular no empate em 1 a 1 com o Flamengo, na estreia do Brasileirão, o titular Marcos Rocha participou normalmente do último treino e está confirmado para o jogo de hoje.

Em caso de ausência do camisa 2 nas próximas fases, porém, o técnico Roger Machado precisaria improvisar, pois o elenco não conta com outro lateral-direito de ofício. Por isso, é possível que o Galo vá ao mercado para repor a baixa.

Nas oitavas de final, os clubes classificados poderão substituir até três dos 30 atletas inscritos. O prazo é de 48 horas antes do jogo de ida, marcado para a primeira semana de julho.

Sem o reserva até meados de setembro, o Atlético ficaria desfalcado em no mínimo três datas do mata-mata, caso avance no torneio, até o duelo da volta pelas quartas de final (dias 19, 20 ou 21).

Vale ressaltar que o volante Roger Bernardo (ainda não apresentado) e o meia Marlone não foram inscritos e deverão preencher duas das três vagas.

Desfalques

Além de Carlos César, não foram relacionados para o jogo contra o Godoy Cruz o zagueiro Leonardo Silva (lesionado) e o volante Rafael Carioca (suspenso). Eles serão substituídos por Felipe Santana e Yago, respectivamente.

Mesmo liberado do treino de ontem devido à morte e ao sepultamento do pai, José Bagy, aos 75 anos, o goleiro Victor está na lista. A titularidade, no entanto, não foi confirmada.

FICHA DO JOGO

ATLÉTICO - Victor (Giovanni); Marcos Rocha, Felipe Santana, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Yago, Elias, Robinho e Otero (Cazares); Fred. Técnico: Roger Machado

GODOY CRUZ - Rey; Abecasis, Diego Viera, Danilo Ortiz e Fabrizio Angileri; Poyet González, Walter Serrano, Nicolas Sanchez e 
Maxi Correa; Garro e Garcia (Nuñez). Técnico: Lucas Bernardi

HORÁRIO E LOCAL - 21h, no estádio Independência

ARBITRAGEM - Michael Espinoza, auxiliado por Victor Raez e Stephen Atoche (Peru)

TRANSMISSÃO - Fox Sports

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por