Atlético conhecerá adversário da Libertadores em 14 de junho, com mudanças no sorteio

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
06/06/2017 às 12:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:57
 (Bruno Cantini/Atlético)

(Bruno Cantini/Atlético)

Depois de um regulamento sem tanta clareza, a Conmebol publicou no site oficial como funcionará o sorteio das oitavas de final da Copa Libertadores, a ser realizado em 14 de junho (quinta-feira), às 21h. O Atlético, melhor primeiro classificado da fase de grupos, poderá enfrentar qualquer time que se classificou em segundo lugar nos respectivos grupos. 

A grande vantagem é poder fazer o 2º jogo do mata-mata sempre em casa. O regulamento da competição sofreu mudanças drásticas de 2016 para 2017. Antes, não havia sorteio e a melhor campanha da fase de grupos enfrentava o pior segundo lugar. Neste antigo critério, o Galo enfrentaria o Nacional do Uruguai.

A Conmebol, entretanto, decidiu deixar tudo ao acaso da sorte. Assim, o alvinegro tem oito possibilidades de confronto: Godoy Cruz, Guaraní, Emelec, Barcelona, Atlético-PR, The Strongest, Jorge Wilstermann, Nacional-URU. Fato é que, a partir do sorteio das oitavas, o caminha até a final será definido.

O sistema do sorteio será da seguinte maneira: os times serão alocados em esferas divididos em dois potes. No pote 1, os classificados em primeiro lugar. No pote 2, os classificados em segundo lugar. Cada confronto das oitavas de final ganha um identificador na letra do alfabeto, de A a G. Então, primeiro são retiradas as esferas dos 2º classificados e, na ordem de sorteio, os times serão alocados de A a G, conforme ilustrado abaixo.Reprodução/Conmebol

Depois, os classificados em 1º lugar são retirados das esferas e alocados em frente aos respectivos adversários. Exemplo: se a primeira bolinha for o Atlético-PR, ele é o time da Chave A. Se a primeira bolinha entre os 1º's lugares for o Atlético, então o Galo irá enfrentar o Furacão e o vencedor do duelo nacional enfrenta o ganhador do confronto da Chave H. Abaixo está ilustrada o caminho para a final. 

Em suma, é um sorteio praticamente livre, apenas direcionado para não haver duelo entre os classificados em 1º lugar nas oitavas. Entretanto, o Atlético, melhor geral, poderá enfrentar o Lanús, segundo melhor geral, já nas quartas de final.Reprodução/Conmebol

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por