Atlético contrata analista de desempenho que trabalhou e foi 'calouro' de Roger Machado

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
18/01/2017 às 15:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:27

Assim que pendurou as chuteiras, Roger Machado decidiu que iria trabalhar no futebol na beirada do campo. Para tanto, ingressou na Faculdade Sogipa de Educação Física, em Porto Alegre. Nas cadeiras da academia, foi veterano de Jussãn Anjolin Lara, novo analista de desempenho do Atlético, contratado sob sua indicação.

Esta não será a primeira vez que Roger e Jussãn irão ser integrantes da mesma comissão técnica. Após trabalhar nas categorias de base do Grêmio, quando o atual comandante do Galo era auxiliar do time principal, Jussãn foi convidado a exercer função no Novo Hamburgo, que tinha Roger como treinador, em 2015. No interior do Rio Grande do Sul eles foram eliminados pelo Tricolor Gaúcho na quartas de final do Estadual retrasado, em disputa de pênaltis.

Jussãn estava no Joinville e se juntará a Lucas Gonçalves na análise de desempenho. Lucas, inclusive, também tem raízes gaúchas, sendo filho do técnico Otacílio Gonçalves, que teve uma curta passagem pelo alvinegro mineiro em 1993. Ambos serão os responsáveis por levantar dados e números dos adversários do Atlético, bem como observar o próprio desempenho da equipe nos jogos, sempre atentos à estratégia e treinamentos desenvolvidos por Roger Machado.

"O analista de desempenho observa todas as variáveis possíveis dos adversários e da própria equipe. É uma análise um pouco mais profunda do que está acontecendo no campo de jogo. Assistimos a 'n' jogos de adversários para dar suporte ao treinador nas escolhas da equipe. A gente analisa a questão do nosso time em si, onde erramos e acertamos, onde está sendo posta em prática a proposta de jogo treinada na semana", disse Jussãn, em entrevista à Rádio Gazeta do Jacuí, quando trabalhava com Roger no Novo Hamburgo.

Rival do Galo
Jussãn passou das escolinhas de base do Grêmio até chegar ao time sub-17, em 2014, ano no qual formou-se como bacharel em Educação Física. Na Copa do Brasil da categoria, naquele ano, ele enfrentou o Atlético na final. O tricolor gaúcho acabou perdendo a decisão por 2x1 (no placar agregado).

"Sou bacharel em educação física e tive a oportunidade no Grêmio, trabalhei nas escolinhas e depois nas categorias de base, onde tive êxitos. Fui campeão gaúcho juvenil. Segundo lugar na Copa do Brasil onde perdemos na Arena Independência para o Atlético Mineiro. Então veio o convite do Roger, exímio jogador de futebol, grande pessoa e profissional inenarrável sobre a suas virtudes".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por