Antes com obstáculos para conversarem, as diretorias de Atlético e América vem mantendo negociações de jogadores nesta atual temporada. Depois de contratar Danilo Barcelos, emprestar e pedir de volta o lateral-direito Alex Silva, o Galo está perto de confirmar a contratação de Gustavo Blanco, volante do Coelho emprestado pelo Bahia.

O alvinegro observou de perto um dos destaques do Campeonato Mineiro de 2017. Com direitos econômicos pertencentes ao time de Salvador, Gustavo Blanco deve acertar um empréstimo de seis meses com o Atlético, mediante desconto de R$ 700 mil na venda de 50% do zagueiro Tiago Pagnussat ao Bahia. Blanco viria com o "passe" fixado.

Volante de boa saída de bola e mobilidade, Blanco é cria da base do Bahia e, aos 22 anos, se animou com a possibilidade de defender o Atlético, após saber das notícias na internet. O mesmo aconteceu com o staff do jogador, que é composto pelos empresários Luciano Rêgo e Carlos Leite. Este último quase trouxe o volante Bruno Paulista do Sporting ao Atlético, mas os rumos mudaram e o jovem meia também revelado no Bahia acabou indo para o Vasco.

O zagueiro Tiago foi emprestado pelo Galo ao time da Fonte Nova até este mês. Entretanto, durante a Florida Cup deste ano, Daniel Nepomuceno e Marcelo Sant'Ana, presidente dos dois clubes, acertaram verbalmente que Tiago permaneceria em Salvador, já que o Bahia tem a prioridade de comprar 50% dos direitos do atleta.

O América não terá poder de vetar a saída de Gustavo Blanco, mas terá uma compensação financeira de 10% do valor da transferência, sendo uma parte ainda pequena. Entretanto, fica com um "débito" a quitar com o Galo, juntamente com a liberação do lateral-direito Alex Silva, após o Galo se ver sem reserva para Marcos Rocha.

Segundo o Hoje em Dia apurou, o Coelho tem portas abertas para solicitar um empréstimo de um novo jogador do Atlético e até mesmo o lateral-esquerdo/meia Danilo Barcelos poderá voltar ao Lanna Drumond. O jogador, reserva imediato de Fábio Santos, perdeu espaço no Galo e foi herói do América na conquista do Estadual de 2016, fazendo três gols na decisão diante justamente dos alvinegros.