O aproveitamento do Atlético em casa no Independência é digno de briga por rebaixamento. Somou apenas oito dos 21 pontos disputados, com 38% de rendimento. Mais do que isso, já igualou um recorde negativo próprio no Horto, levantando em consideração os jogos realizados lá como mandante no Brasileirão.

O Galo, ao ser derrotado por Santos, Atlético-PR e Fluminense, além de empatar com Ponte Preta e Sport, desperdiçou 13 pontos. O mesmo número de pontos perdidos em 2013, 2015 e 2016. Porém, nos três anos anteriores, o Atlético jogou mais que os sete jogos realizados até o Brasileirão 2017.

No ano passado, o Galo fez alguns jogos no Mineirão no Brasileirão e foram apenas 15 jogos dos 19 possíveis no Independência. Já em 2015, o alvinegro jogou menos no Horto, com 13 partidas. Em 2013, o Atlético perdeu 13 pontos em 18 jogos, tendo um aproveitamento alto de 76% em casa.

Nesta temporada, o Atlético de Roger Machado esteve perto de igualar o recorde de vitórias seguidas no Independência, que pertence ao Galo de Cuca, campeão da Libertadores, com 12 triunfos. Entretanto, foi justamente ao perder a chance do recorde que o clube mineiro começou a derrocada em casa: na derrota para o Fluminense na 2ª rodada do Brasileirão.

"As derrotas que tivemos em casa foi contra times que se propuseram muito a contra-atacar. Hoje foi com bastante nitidez. Diante do Atlético-PR, um gol no final também numa jogada de velocidade quando estávamos com um a mais no campo. Justamente dentro da característica ofensiva do nosso jogo, jogando como mandante, é que estamos sofrendo e dando espaços para o adversário contra-atacar", avaliou Roger.

DERROTAS
O Atlético ainda poderá se recuperar no Independência pelo Brasileirão. Entretanto, se tiver mais um tropeço no campo do Raimundo Sampaio até o fim do torneio, terá decretado o maior número de derrotas no Horto, pelos pontos corridos: quatro. Atualmente, soma três derrotas, que foi o máximo registrado nos anos de 2015 e 2016.

Confira na edição desta sexta-feira (14) os detalhes das campanhas do Atlético no Horto pelo Brasileirão